Menu
Política & Poder

Nordeste não comparece no Fórum dos Governadores

Arquivo Geral

14/11/2018 11h57

Myke Sena/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

A ausência de grande parte dos governadores eleitos do Nordeste chamou a atenção no Fórum dos Governadores, na manhã desta quarta-feira (14) em Brasília. Entre 19 governadores participantes, apenas um era de terras nordestinas. O evento tem a participação do futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do próximo ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Na eleição de outubro, o Nordeste foi a região onde Bolsonaro não conquistou a maior parte do eleitorado, perdendo regionalmente para Fernando Haddad (PT).

Organizadores e participantes tentaram colocar panos quentes na situação, alegando que os colegas do Nordeste não compareceram por “questões” de agenda. Contudo, o quadro é gritante. Até às 11h, desta quarta-feira (14), contando as demais regiões, haviam chegado para participar da reunião os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins. Pelo Nordeste, vieram apenas o governador do Piauí e o vice-governador da Bahia.

Segundo Wellington Dias, os colegas do Nordeste não puderam comparecer em função de viagens em missões no exterior ou compromissos inadiáveis. Neste contexto, argumentou que veio para Brasília na condição de representante da região. “Então acertamos no chamado Fórum do Governadores do Nordeste que eu pudesse estar aqui trazendo a manifestação do interesse dos governadores do Nordeste”, justificou.

Apesar da situação, Dias garante que o Nordeste quer discutir uma agenda para o Brasil com Bolsonaro. O principal ponto é a segurança pública. “O Nordeste responde por 40% dos homicídios no Brasil. É uma situação muito grave para o Brasil, em especial para a nossa região”, afirmou. Em segundo lugar, o governador reeleito destacou o combate ao desemprego. A questão da gestão da água e também é uma prioridade. Questionado diretamente se a ausência seria um boicote, Dias respondeu: “Não todos gostariam de estar aqui”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado