Menu
Política & Poder

Ibaneis indica quadros técnicos para dirigir CEB e o Detran-DF

Arquivo Geral

15/11/2018 7h00

Eric Zambon
[email protected]

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) revelou mais nomes para integrar sua futura gestão. Wander Azevedo, ex-administrador do Lago Sul e com carreira técnica construída no Amapá, será o diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), sucedendo Lener Silva Jayme.

Para o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o indicado como diretor-geral foi o servidor concursado do órgão Fabrício Moura, de 34 anos. Ele é o indicado mais jovem do novo governo até o momento e sucederá Silvain Fonseca.

Em comparação com os últimos dias, houve poucas novidades na transição, pois nenhum secretário foi anunciado ou confirmado por Ibaneis. Com os novos nomes, 18 pessoas já estão escaladas para compor o governo de transição ou comandar as corporações de segurança.

Currículo extenso

Wander Azevedo exerce, atualmente, o cargo de diretor financeiro da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), estado governado por Waldez Góes (PDT), que se reelegeu este ano. Ele possui outra experiência no setor energético, tendo participado do Conselho Administrativo da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte).

Em Brasília, Wander foi, além de administrador do Lago Sul em 2011, diretor administrativo, ainanceiro, vice-presidente e presidente substituto da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT).

Com a indicação dele, Ibaneis vai trabalhar na transição com ex-membros de todos os governos anteriores do DF desde 2002. O secretário de Comunicação, Weligton Moraes trabalhou com Roriz e Arruda, Júlio Reis esteve no governo Rollemberg e agora Wander teve experiência com Agnelo.

Barreira em vez de pardal

Fabrício Moura, por outro lado, foi uma surpresa como novo diretor do Detran-DF por não ter histórico em cargos de liderança dentro do órgão ou em qualquer outra área pública. Durante sua apresentação, na manhã de ontem, em que o vice-governador eleito Paco Britto coordenou o evento, Moura se mostrou uma pessoa tímida.

Em certos momentos, as equipes de transmissão das televisões tiveram de pedir que ele falasse mais alto para ser entendido pelos microfones. Sobre o que pretende como novo chefe do trânsito na cidade, ele prometeu “preservar vidas por meio de fiscalização”.

Moura emendou, logo em seguida, porém, que “todas as áreas são importantes e serão trabalhadas”, e exemplificou educação e engenharia como pontos para ajudar na fluidez do tráfego em áreas de enforcamento.

A polêmica questão dos pardais de fiscalização de velocidade também fez parte de suas propostas. Ele sinalizou que deve substituir os atuais equipamentos, majoritariamente, por barreiras eletrônicas. Enquanto o atual sistema prioriza as máquinas sinalizadas por placas, o modelo idealizado pelo novo diretor permite que o motorista aviste o objeto a uma distância maior.

Essa proposta também fez parte da campanha de Ibaneis quando enfrentava primeiro e segundo turno para chegar ao Buriti. Portanto, deve ser uma política a ser implementada de curto a médio prazo no novo governo.

Com os nomes confirmados ontem, no alto escalão da segurança da gestão vindoura apenas a pessoa a comandar a Defesa Civil do DF segue uma incógnita. Como não está prevista atividade no gabinete de transição durante o feriado de Proclamação da República, pode ser que o mistério persista por alguns dias. Outro cargo-chave a que falta definição é o de secretário de Saúde para a transição.

Saiba Mais

Esta semana, Ibaneis já confirmou Rafael Parente como secretário de Educação, Eumar Novacki como novo chefe da Casa Civil, coronel Emilson como comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Weligton Moraes como responsável pela Comunicação, Gustavo Rocha para a Justiça e Sarney Filho à frente da pasta de Meio-Ambiente.

Dos nomes supracitados, apenas Weligton Moraes teve desempenho recente na política local.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado