Menu
Política & Poder

Ibaneis ganha apoio de Cristovam

Arquivo Geral

17/10/2018 22h16

Foto: Renato Alves/Divulgação

Francisco Dutra
[email protected]

Decretando o fracasso do governo Rollemberg (PSB), o senador Cristovam Buarque (PPS) oficializou apoio para Ibaneis Rocha (MDB), no segundo turno da eleição para o Palácio do Buriti. Apesar de não ter conseguido a reeleição, Buarque é uma referência em Brasília e teve 317.778 votos em 7 de outubro. Para subir no palanque, o parlamentar sugeriu ao emedebista a implantação escolas em tempo integral em cidades pequenas e carentes do Distrito Federal.

Neste contexto, o senador prometeu encaminhar emendas parlamentares para o projeto em 2019. O político, defensor da educação pública, seguiu os passos do diretório regional do PPS e do aliado de urna também derrotado, Rogério Rosso (PSD).

“Eu creio que o governo Rollemberg fracassou. Em grande parte porque ele ficou prisioneiro de uma armadilha que ele criou para ele. Que foi ficar repetindo que o governo Agnelo (PT) tinha sido um desastre financeiro. E foi mesmo. Fui um grande inimigo daquele estádio maluco que fizeram ali. Gastaram R$ 2 bilhões. Critiquei Agnelo. Mas o governador não pode ficar prisioneiro de ficar criticando o anterior”, afirmou.

Para Buarque, Rollemberg entregará o Buriti sem legados para Brasília. “E ele não fez isso. Ele vai terminar. Ele diz com as contas arrumadas, confesso que não sei. Mas ele não vai deixar um legado. Um legado que todo mundo olhe e diga: olha aí, o governador fez isso. Como foi a Bolsa Escola, o Saúde em Casa, como foi o Projeto Saber. Ele é um governador que termina sem deixar legado”, criticou, citando projetos feitos em seu governo no DF, entre 1995 e 1999.

Na costura de uma grande aliança para o segundo turno, Ibaneis Rocha já começou a antecipar um projeto de governo de transição. O emedebista alegou que está buscando as melhores ideias para Brasília, sem negociar cargos. Os aliados serão convidados para participar de uma mesa de coordenação do plano de governo. Além disso, o candidato já começou a conversar com os deputados distritais eleitos para formar uma base na Câmara Legislativa.

“O senador Cristovam é um senador da Educação. Lutou toda a sua vida tanto como senador, quanto como parlamentar por essa bandeira da Educação”, comentou Ibaneis. O emedebista assumiu o compromisso de construir escolas em tempo integral paulatinamente pelo DF, com projetos modelos. Os primeiro pilotos deverão ser lançados em cidades como Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas e Varjão.

Conforme o resultado dos modelos, a promessa é a expansão do projeto para as demais escolas da rede pública. “O senador traz a proposta e traz os recursos para a execução. Isso me deixa muito feliz. Porque vai caber a mim, caso seja eleito no dia 28, executar o projeto de uma pessoa que conhece da área. Então eu vou ser simplesmente o administrador que vai colocar em prática uma ideia, que entendo, de boa solução para a Educação no DF”, ponderou o emedebista.

Ibaneis também negocia alianças com PRB, PR e PTB. Nos três casos, a tendência é de coalizão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado