Menu
Política & Poder

Governadores querem revisão do pacto federativo com Bolsonaro

Arquivo Geral

14/11/2018 10h41

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

Em busca de mais dinheiro para investimentos, os governadores eleitos nas urnas de outubro querem a revisão do pacto federativo. Durante a primeira edição do Fórum dos Governadores, após as eleições, planejam discutir o tema diretamente com o futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) e os próximos ministros da Fazenda e da Casa Civil, Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni. O debate também vai passar pelas dívidas dos estados, a reforma da Previdência e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Esta edição do fórum foi organizada pelo governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao lado dos futuros gestores de São Paulo e do Rio de Janeiro, João Dória (PSDB) e Wilson Witzel (PSC). “É uma primeira oportunidade para os governadores trocarem experiências e problemas. Porque hoje todos os Estados passam por grandes dificuldades. No caso do DF, nós queremos tratar o DF como a capital do Brasil. O que deixou de acontecer tem muito tempo”, afirmou Ibaneis.

Segundo o emedebista, a reunião não será impositiva, mas a expectativa é a construção de uma agenda para a revisão do pacto federativo. A União também enfrenta dificuldades para fechar as contas federais. Por isso, para o futuro o governador, a solução deve ser formulada em conjunto. “A ideia é formar um novo pacto federativo para que todos possam sair da crise. Não só os estados. Nós sabemos que a União passa por uma dificuldade muito grande”, resumiu.

O pacto federativo é o conjunto de regras e compromissos entre estados e União para a gestão das contas públicas. Hoje os governantes alegam que falta dinheiro e a máquina pública está travada, impedindo investimentos em saúde, educação, segurança e geração de empregos. O tema é recorrente, mas nunca de fato saiu do papel.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado