Menu
Política & Poder

Governador suspende nomeações que não sejam ‘estritamente necessárias’

Arquivo Geral

18/01/2019 17h02

Governador Ibaneis Rocha.. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Rafaella Panceri
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha (MDB) suspenderá, por meio de decreto, nomeações para cargos de governo que não sejam estritamente necessárias ao funcionamento da máquina pública. Segundo ele, o Distrito Federal vive um momento de crise e, por isso, é necessário reduzir os gastos com as folhas de pagamento para que o Governo do DF possa fazer investimentos prioritários nas áreas de saúde, segurança e educação.

Deputados distritais tentaram, nesta semana, vincular a votação do pacote de projetos enviados pelo chefe do Executivo à nomeação de pessoas em cargos de confiança. Ibaneis se mostrou irredutível e disse “não estar sujeito a pressões”, apesar de ter sinalizado a nomeação de oito mil pessoas até o fim do mês de janeiro.

As nomeações, segundo ele, serão restritas. “Vou assinar a liberação de todas as do corpo técnico, o que for necessário para o governo funcionar, e vou suspender qualquer nomeação até que esses projetos sejam analisados pela CLDF para acabar essa história de troca-troca de cargos. Isso, no meu governo, não existe”, declarou, e disse ainda que o decreto de suspensão deverá ser publicado entre esta sexta-feira (18) e o próximo sábado (19), no Diário Oficial do DF (DODF).

Após a publicação do decreto, serão feitas apenas nomeações justificadas e fundamentadas pelo chefe da pasta interessada. “O que tinha que ser feito de indicação foi feito, analisado e aceito. Se os deputados colocarem a votação dos projetos enviados por nós na pauta comum, vou fazer só as nomeações técnicas”, indicou, e adicionou que não é uma pessoa passível de pressões, mas de negociação. “Estou fazendo isso pra dar liberdade aos deputados”, justificou.

Segundo o governador, tramitam, desde a semana passada, nomeações para cargos técnicos. Essas, portanto, não têm a ver com o contexto de barganha estabelecido entre a CLDF e o Palácio do Buriti em torno dos projetos que tratam de emergências.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado