Menu
Política & Poder

Governador eleito anuncia mudança de cargos e revela apoio a eleições para administradores

Arquivo Geral

18/12/2018 22h45

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasilia.

Eric Zambon
[email protected]

A diplomação dos 40 eleitos para legislar e administrar o DF, na noite de ontem, passou longe de ser uma mera formalidade. Logo na chegada ao auditório Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), o governador eleito Ibaneis (MDB) anunciou a intenção de remanejar o deputado Wellington Luiz (MDB) do Metrô para a Agefis e aventou a possibilidade de eleições diretas para as administrativas regionais já em março.

Uma lei a respeito, de autoria do distrital Chico Vigilante (PT), foi aprovada na Câmara Legislativa na semana passada, mas o novo chefe do Executivo pretende ir além: ele quer multiplicar as administrações. “É possível haver um desmembramento. Em Ceilândia, por exemplo, onde há Pôr do Sol e Sol Nascente, há um clamor da população”, cita.

Para definir os nomes temporários que assumirão as administrações até as definições, ele pretende usar critérios técnicos, como quantidade de votos que um candidato teve em cada lugar. “Se um político foi bem votado na região, é sinal de que a população dali gosta dele”, pontuou.

Ao discursar na abertura fo evento, Ibaneis fez vários agradecimentos e pediu ajuda de todos, inclusive a Deus, para governar bem a cidade.

Briga pelo poder

A cerimônia também serviu para alimentar as discussões sobre a sucessão na Câmara. Oficialmente, Ibaneis não tem preferência e defende independência dos deputados na escolha. Saem à frente Agaciel Maia (PR) e Rodrigo Delmasso (PRB), que intensificaram contatos nos últimos meses. Já se fala também em Rafael Prudente (MDB) com bom contato no novo Buriti.

Como Foi

Muitos elogios…
…e também vaias ao PT
Ibaneis elogiou o antecessor Rollemberg e, em especial, o deputado Joe Valle.
Uma claque de Érika Kokay (PT) trouxe faixa para parabenizar a diplomação da federal reeleita, enquanto parte da plateia vaiou e gritou “Fora PT”. A desembargadora Carmelita Brasil repreendeu os grupos.
Ao receber seu diploma, Paula Belmonte (PPS) levou três de seus seis filhos para a seguirem no palco. As crianças divertiram a plateia ao seguirem a mãe até na hora de cumprimentar a mesa de autoridades.
Marina Silva (Rede) prestigiou o evento para dar apoio ao distrital eleito Leandro Grass, primeiro nome da sigla com mandato no DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado