Menu
Política & Poder

“Em Brasília, capital da República, não pode faltar água”, afirma futuro diretor da Caesb

Arquivo Geral

20/11/2018 12h28

Fernando Leite, futuro gestor da Caesb. Foto: Renato Alves/Divulgação

Francisco Dutra
[email protected]

De volta à presidência da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Fernando Leite planeja um pacote de projetos para exorcizar o fantasma do racionamento de água. Neste contexto, definiu como prioridades a conclusão das obras de Corumbá IV, a ampliação da captação do Lago Paranoá e iniciar um projeto para reforçar o abastecimento na região Norte, incluindo Planaltina e Sobradinho. Uma alternativa é a busca das águas do rio Maranhão, localizado em Brasilinha (GO).

Leite comandou a Caesb nos governos Roriz, Arruda e Rosso, sendo um dos responsáveis pelo começo das obras de Corumbá. Inicialmente, a expectativa de conclusão das obras seria em 2009. O futuro presidente da empresa pública lamenta o atraso na entrega do projeto. Na opinião do futuro presidente, este foi o principal motivo para o racionamento, entre 2017 e 2018.

O próximo condutor da Caesb discorda da estratégia adotada pelo atual governo Rollemberg (PSB) para enfrentar a crise de falta de água. Segundo Leite, as medidas deveriam ser tomadas com mais antecedência e o racionamento foi encerrado antes da hora. Apesar da medida ter agradado a população, diversos especialistas julgaram a decisão precipitada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado