Menu
Política & Poder

Eleições: candidatos apostam no corpo a corpo

Arquivo Geral

25/09/2018 7h00

Atualizada 24/09/2018 22h55

Foto: Myke Sena

Após dois dias de gravações de programas eleitorais e de debates, os candidatos ao Buriti voltam a apostar no corpo a corpo com os eleitores. Ibaneis Rocha (MDB), por exemplo, começa o dia de hoje com uma caminhada na Ceilândia, às 8h30. Na sequência, às 11h, vai gastar sola de sapato no Setor Comercial Sul. E, se não houver imprevisto, almoça por lá mesmo. Às 14h30 encontra-se com portadores de necessidades especiais e às 19h30 participa de uma roda de conversa com universitários.

Na avaliação da equipe de campanha, Ibaneis tem avançado nas pesquisas de intenção de voto justamente porque centrou esforços no corpo a corpo. Para aliados, esta estratégia tem gerado simpatia em Ceilândia e entre as mulheres. O movimento tem recebido o suporte da máquina partidária do MDB. Com grande capilaridade em todo o DF e com muitos candidatos para deputado distrital e federal, o partido tem ajudado na campanha boca a boca.

Contrariando as previsões de cientistas políticos, a campanha de Ibaneis calcula que o crescimento entre os eleitores está sendo gerado pelo contato direto, mas também pela propaganda no rádio e na TV. Até o momento, as redes estão operando como ferramentas de ataque e defesa. Mas as propostas estão sendo chegando aos ouvidos e olhos do eleitorado pelos “velhos” meios de comunicação.

No campo dos embates, a judicialização está sendo frequentemente usada pelos líderes das pesquisas. Qualquer fragilidade ou ataque é explorado no campo legal. Neste contexto, Ibaneis não hesita em entrar com processos na Justiça Eleitoral.

Fraga também nas ruas

Alberto Fraga (DEM) também faz questão de estar nas ruas o maior tempo possível. Ontem caminhou pelo Núcleo Bandeirante. À comunidade, criticou fortemente os horários reduzidos do posto de saúde e da delegacia regional. “Por isso que os índices de criminalidade de Rodrigo Rollemberg (PSB) diminuiram. Não tem como registrar boletim de ocorrência”, criticou. A população também reclamou de ruas mal iluminadas e cobrou a revitalização dos Pontos de Encontro Comunitários (PECs).

Fraga reafirmou o compromisso de ter três profissionais médicos em cada posto de Saúde, no Núcleo Bandeirante, e em todo DF. Ao longo dos últimos dias, Fraga fez questão de aumentar o tempo na campanha corpo a corpo. Coincidência ou não, depois da decisão começou a ganhar espaço nas pesquisas de intenção de voto.

Hoje, Fraga começa a campanha diária dando palestra em um faculdade particular em Taguatinga Norte, às 8h30. As 11h fará uma reunião com o funcionários e auxiliares da Educação. Depois do almoço, às 14h, caminhará no Riacho Fundo II, partindo do posto policial da QN 07 ao lado do Restaurante Comunitário. Ao final do dia, às 19h30, fará campanha na Ponte Alta, no Gama, na avenida São Francisco.

Fraga promete colocar médico em todo posto de saúde. Foto: Divulgação

Rosso transfere seu apoio a Bolsonaro

O deputado Rogério Rosso, candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSD, foi um dos que assinaram o manifesto do “polo democrático e reformista”, em junho deste ano, antecipando apoio a uma candidatura única de centro no cenário nacional.

Diante da possibilidade de um eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e o PT, ele disse ao site O Antagonista que, “entre Bolsonaro e o PT, fico sem nenhuma dúvida com o primeiro, meu amigo e colega de Câmara, que mostra seriedade em todos os seus passos”.

Ontem, Rosso foi mais além. Em nota oficial de sua campanha, o deputado disse que “pelo cenário nacional, nossa avaliação é de que o país e o Distrito Federal não aceitam mais uma nova administração do PT”. Diante disso, retirou o apoio dado ao presidenciável Álvaro Dias, do Podemos, e garantiu, desde o primeiro turno, o voto em Jair Bolsonaro.

Fazendo campanha na manhã de ontem em Vicente Pires, Rosso antecipou seu apoio a Bolsonaro desde o primeiro turno. No começo da campanha, o candidato ao Buriti havia desistido de apoiar Geraldo Alckmin, o nome originariamente defendido pelo seu partido, o PSD, que permanece aliado ao tucano. Rosso escolheu Alvaro Dias, do Podemos, que também integra sua coligação.

“Eu defendo a família cristã tradicional, sou contra a legalização do aborto e das drogas e não tenho vergonha nenhuma em dizer que a nossa aliança começou apoiando o Alvaro, mas hoje eu voto no Bolsonaro por um motivo: para tirar esse bando de esquerdista do poder”, disse, durante encontro com representantes da Associação dos Vigilantes do DF e do Entorno.

Outra declaração do deputado referia-se à sua própria candidatura. “Eu não seria candidato a governador, mas, sim, a deputado federal, mas com tanto mentiroso por aí, tive que me candidatar”, afirmou. Na última pesquisa, divulgada pelo Datafolha, Rosso caiu dentro da margem de erro nas intenções de voto e apareceu na quinta colocação, com 11%.
Ontem pela manhã, em debate com alunos e professores de uma faculdade de Taguatinga, Rosso comentou seu programa e atacou especialmente o governo de Rodrigo Rollemberg.

O candidato do PSD criticou especialmente a “centralização do governo”. Nesse sentido, insistiu em sua proposta de concentrar parte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade onde o contribuinte reside. O valor arrecadado teria sua maior parcela revertida em melhorias para a região. “Temos que descentralizar as ações”, afirmou Rosso.

Rogério Rosso: após acenos a “candidatura única”, ele deixa de lado Álvaro Dias e anuncia, em nota, apoio a Bolsonaro desde já. Foto: Reprodução/Facebook

Periferia é alvo maior

Líder nas pesquisas, até o momento, a candidata Eliana Pedrosa (Pros) começará a campanha nesta terça com uma série de reuniões em Planaltina. As conversas com eleitores e apoiadores ocorrerão das 8h às 12h. Depois, pretende conversar com seu grupo político, em um escritório no Setor de Rádio e TV Sul.

Entre as 18h e as 21h30, Pedrosa fará campanha em Águas Claras, Ceilãndia e Vicente Pires. Para fechar a agenda, irá conversar com as Mulheres Cristãs, no Lago Sul, na SHIS QI 26 Conjunto 08.

Eliana Pedrosa compartilha do pensamento de que a campanha está decidida no trabalho de corpo a corpo com os eleitores. Ao definir a agenda de cada dia, ela prioriza ações em que pode conversar diretamente com a população.

Após sofrer ataques que todos os rivais nas últimas semanas, Pedrosa começa a mudar o tom da campanha. Além das propostas, agora também busca criticar os rivais e responder aos adversários.

A adoção de um perfil mais combativo é uma tentativa da candidata de não cometer o mesmo erro da candidata presidencial Marina Silva (Rede) nas eleições de 2014. Então líder nas pesquisas, ela perdeu milhares de votos por não reagir aos ataques dos concorrentes.

Rollemberg

O candidato a reeleição governador Rodrigo Rollemberg (PSB) lançou nas redes sociais ontem um vídeo de campanha focando no eleitorado da periferia. A música de campanha é interpretada pelos músicos Marquim do tropa, BOB Nickson, Débora Glamurosa e Lio do Liberdade Condicional. A peça busca mostrar a campanha com um linguagem jovial e popular.

No mundo concreto, o governador se reuniu às 9h com representantes aprovados em concursos públicos. Para a reeleição, o governador assume o compromisso de construir um bom relacionamento com as categorias, respeitando o equilíbrio das contas públicas. Isso vale para os quadros atuais com também aos futuros concursados.

Ao final da segunda-feira, às 21h jantou com apoiadores de campanha. Na noite de hoje participa de um ato com representantes do setor cultural, às 19h na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Saiba Mais

Alberto Fraga foi condenado a 4 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semi-aberto. Segundo o Ministério Público do DF e Territórios, Fraga teria cobrado R$ 350 mil de uma cooperativa quando foi secretário de Transportes. Em troca do pagamento, o então secretário daria as condições para a cooperativa ingressar na rede pública de mobilidade. De acordo com o MP, Fraga teria utilizado um intermediário na operação. O crime seria de concussão. O juiz titular da Vara Criminal do Núcleo Bandeirante julgou os argumentos válidos. Cabe recurso. Por nota, Fraga declarou: “Foi uma decisão política em cima de um processo que já dura 12 anos e que foi analisado e julgado em dois dias, num final de semana. Sou inocente, vou recorrer e tenho certeza de que vou ser inocentado”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado