Menu
Política & Poder

Deputado Jean Wyllys renuncia ao mandato e deixa o Brasil com medo de ameaças

Arquivo Geral

24/01/2019 15h55

foto: Reprodução / Facebook Jean Wyllys

Da Redação
[email protected]

Em entrevista exclusiva à Folha de S. Paulo, o deputado Jean Wyllys, do PSOL, anunciou que renunciará ao mandato e deixará o Brasil. O motivo, segundo o parlamentar, é o medo de ameaças que vem sofrendo, principalmente após a eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), seu rival declarado.

“Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé!”, escreveu Wyllys ao postar a reportagem da Folha nas redes sociais.

Jean Wyllys iniciaria seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele está de férias no exterior e revelou que não pretende voltar ao País. Segundo o parlamentar, a ideia a partir de agora é voltar a se dedicar à carreira acadêmica. A decisão de Wyllys tem relação com a execução da vereadora carioca Marielle Franco, sua correligionária, ocorrida em março do ano passado. Devido à insegurança causada por constantes ameaças, ele tem vivido sob escolta policial.

Manifestações de solidariedade

Logo que a decisão de Jean Wyllys foi noticiada, manifestações de solidariedade começaram a surgir.  Confira a nota assinada por Fábio Felix, deputado Distrital e presidente do PSOL-DF:

“Recebi com muito pesar a notícia de que o companheiro Jean Wyllys, deputado Federal eleito pelo PSOL (RJ), não tomará posse. Ameaças, perseguições e intolerância impedem o parlamentar de exercer o seu terceiro mandato, para o qual foi eleito de forma legítima. Jean tem sido vítima de intimidação desde seu primeiro mandato, antes mesmo da execução brutal de Marielle e hoje vive sob escolta policial. O Partido Socialismo e Liberdade tem protagonizado a luta pela defesa dos Direitos Humanos no Brasil, o que coloca seus integrantes em alto grau de vulnerabilidade. Hoje o Brasil e a Democracia perdem. Perdem um excelente parlamentar, perdem o direito à pluralidade de ideias, perdem a oportunidade de serem representados por um homem aguerrido, criativo e comprometido com a justiça social.
Jean não foge à luta, ao contrário: preserva sua vida para importantes embates, o autocuidado é fundamental para que continuemos firmes nas trincheiras da resistência. Meu abraço apertado no amigo e companheiro de partido. Estamos ao seu lado e seguiremos representando as suas pautas!”

Fábio Felix, deputado Distrital e presidente do PSOL-DF

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado