Menu
Política & Poder

Demarcação de terras indígenas é tema de comissão na CLDF

Arquivo Geral

25/04/2019 14h50

Lucas Valença/Jornal de Brasília

Com o intuito de prestar apoio ao Acampamento Terra Livre, que reúne diversas etnias na Esplanada dos Ministérios, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CDH-CLDF) promoveu uma sessão solene para debater a luta pela demarcação de terras indígenas no Brasil. O encontro contou com a presença de diversas lideranças da comunidade indígena e representantes populares.

Para o líder da minoria e organizador do evento, deputado Fábio Felix (Psol), o resultado do evento, desta quinta-feira (25), pode ser classificado como “positivo”. Segundo ele, não adianta apenas simbolizar o dia do índio como uma “data folclórica”, mas utilizá-lo como um meio de luta. “Nada é dado de graça, tudo a gente tem de se movimentar. Então a sessão de hoje se deu para pressionar que haja uma política pública mais justa e inclusiva”, defendeu.

Segundo o distrital, que também é presidente da CDH, mais políticas públicas precisam ser criadas para contemplar melhor a comunidade indígena. “É necessário trazer para o DF um debate da situação indígena. Ainda existe muito preconceito com relação aos povos originários, não só da população em geral, mas também do próprio Estado”, criticou.

O coordenador do Conselho Indígena do Distrito Federal, Mirim Ju Yan Guarani, procurou retomar a história e ressaltou a forma que os índios têm sido tratados ao longo dos séculos. “A nossa terra acolheu a todos. Os navios que passavam meses navegando, chegaram aqui e receberam água, comida. Os nossos parentes que acolheram todos”, lembrou.

Ele também chegou a lamentar que as comunidades indígenas, “constantemente”, vêm sofrendo violências de diversos tipos, mas defendeu uma melhoria nas políticas sociais. “Estamos sendo assaltados, perseguidos por pessoas com descriminação […]. Então toda política que nos envolve tem de ter um diálogo com a gente, não pode ser de cima à baixo”, afirmou.

O representante do povo Terena da Reserva Kariri Xocó, Matheus Terena, entende que a legislação vigente e a Constituição precisam ser cumpridas. Ele enfatizou que, mesmo em Brasília, lugar onde historicamente se posiciona como “um lugar de diversidade”, as normas que preservam os direitos indígenas vêm sendo violados. “Nós estamos aqui em busca de cumprimento do que está na legislação brasileira, que estabelece o respeito aos povos originários. E não foram os indígenas que fizeram essa legislação, mas sim os próprios parlamentares”, declarou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado