Menu
Política & Poder

Candidatos ao GDF debatem na Record

Arquivo Geral

19/10/2018 7h00

Foto: Francsico Nero/Jornal de Brasilia

Eric Zambon
[email protected]

A nove dias de os eleitores brasilienses irem às urnas para optar entre Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB), a Record Brasília realiza, nesta sexta-feira (19), um debate entre os dois candidatos de segundo turno ao Buriti. O evento, que tem apoio do Jornal de Brasília, vai acontecer no Museu Nacional de Brasília, a partir das 17h, e será transmitido ao vivo pela emissora.

Nas últimas semanas, o clima esquentou entre Ibaneis e Rollemberg, com troca de acusações e muitas farpas. O atual chefe do Executivo, atrás nas pesquisas de intenção de votos, tenta colar a imagem do adversário ao ex-vice governador Tadeu Filippelli (MDB), enquanto o ex-presidente da OAB-DF rebate ao dizer que o oponente não soube gerir a cidade.

O Ibope aponta Ibaneis bem à frente na corrida, com 75% dos votos válidos, e Rollemberg com 25%. Enquanto o emedebista tem conseguido sucessivos apoios, como os mais recentes de Jofran Frejat (PR) e Cristovam Buarque (PPS), o governador tem sofrido perdas, a mais recente de Chico Leite (Rede).

O caminho

No primeiro turno, o número de Ibaneis foi inserido 634.008 nas urnas eletrônicas, conquistando 41,97% dos votos válidos na capital, enquanto Rollemberg foi apoiado por 210.510 eleitores, o equivalente a 13,94% dos sufrágios válidos. A grande diferença entre os dois só aumentou desde que passaram a ser só eles os concorrentes ao Governo de Brasília.

Dos candidatos derrotados até aqui, o terceiro colocado do primeiro turno Rogério Rosso (PSD) foi o primeiro a se juntar a Ibaneis contra Rollemberg, que recebeu apoios frios do PSOL de Fátima Sousa e de parte da ala petista de Júlio Miragaya. Alberto Fraga (DEM) e Eliana Pedrosa (Pros) ainda não se posicionaram sobre quem seguir no restante do pleito.

No caso de Fraga, ele criou rusgas pessoais com o candidato do MDB por já terem sido da mesma chapa e, na visão do deputado federal, Ibaneis ter dividido o grupo antes encabeçado por Frejat. Na época das negociações para reorganizar a coalizão que ficou órfã de Jofran, Fraga assumiu sua candidatura ao Buriti e Ibaneis insistiu na dele própria, e acabou cada um com seu grupo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado