Menu
Política & Poder

Ibope: no DF, Rollemberg tem 31% e Frejat, 21%

Arquivo Geral

24/09/2014 19h33

Nova pesquisa Ibope/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 24, pelo DFTV da Rede Globo mostra o candidato do PSB ao governo local, Rodrigo Rollemberg, como favorito na preferência dos eleitores, com 31% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18 de setembro, Rollemberg tinha 28% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar, o candidato do PR, Jofran Frejat (PR), manteve os 21% da pesquisa anterior e, em terceiro lugar, o atual governador e candidato à reeleição pelo PT, Agnelo Queiroz, com 19%. Na pesquisa anterior, Agnelo tinha 21% da preferência do eleitorado. Como a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Frejat e Agnelo estão empatados tecnicamente.

O candidato do PSDB, Luiz Pitiman aparece com 3% da preferência; Toninho do PSOL também com 3%; Perci Marrara (PCO) teve 0%. Entre os entrevistados, 9% responderam que pretendem votar em branco ou nulo e 14% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de setembro.

O levantamento apurou ainda a preferência do eleitor num eventual segundo turno pelo governo do Distrito Federal. Numa disputa entre Frejat e Agnelo, o candidato do PR venceria a eleição com 43% dos votos ante 27% do petista. Na disputa entre Rollemberg e Frejat, a vitória seria do candidato do PSB, que teria 47% dos votos contra 25% de Frejat. O Ibope simulou ainda uma disputa de segundo turno entre Rollemberg e Agnelo. Também nesse cenário, Rollemberg seria eleito governador, com 52% dos votos e Agnelo teria 20%.

Rejeição

Com relação ao candidato em qual o eleitor não votaria de jeito nenhum, a pesquisa mostrou que o atual governador Agnelo Queiroz é o que tem maior rejeição, 44%. Em seguida, aparece Jofran Frejat, com 16%; Luiz Pitiman, com 10%; Toninho do PSOL, com 9%; Perci Marrara, com 8%; e Rodrigo Rollemberg, com 5%. O levantamento também aponta que 6% dos entrevistados poderiam votar em todos os candidatos e 17% não sabem ou não responderam.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número DF-00057/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-0767/2014.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado