Menu
Política & Poder

Sessão especial de 30 anos do Diretas Já será no dia 24

Arquivo Geral

11/02/2014 18h05

A sessão especial do Senado para lembrar os 30 anos da campanha Diretas Já, aprovada na semana passada, ocorrerá no dia 24 (segunda-feira). No requerimento para realização da sessão, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembra que o comício considerado o primeiro grande evento da campanha ocorreu no dia 12 de janeiro de 1984, em Curitiba (PR).

Naquele ano, com o país ainda sob regime militar, uma série de manifestações populares pedia eleições diretas para a escolha do novo presidente, sucessor de João Figueiredo. Um dos momentos mais marcantes foi o comício realizado na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 25 de janeiro, reunindo cerca de 300 mil pessoas.

Os comícios contavam com a participação de atletas, artistas, comunicadores e políticos opositores ao regime militar – entre eles, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vários protestos, a eleição terminou ocorrendo de forma indireta, com a vitória de Tancredo Neves (1910-1985), que derrotou Paulo Maluf.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado