Menu
Política & Poder

Justiça suspende eleições da Fibra e devolve comando para antigos gestores

Arquivo Geral

27/11/2015 6h30

Millena Lopes

[email protected]

Uma decisão judicial suspendeu as eleições para o comando da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), realizadas em julho do ano passado. O atual presidente, Jamal Bittar, deve deixar a presidência, assim como toda a atual diretoria. A gestão da Federação deve voltar para os gestores eleitos para o período de 2010 a 2014. 

A desconstituição do presidente da comissão eleitoral foi um dos motivos apontados na decisão.  José Luiz German, presidente na gestão anterior, deve assumir o comando até que o processo eleitoral seja realmente concluído. “O presidente da comissão eleitoral parou no meio do caminho”, argumenta ele.

Quando retomar a presidência, ele diz esperar que a harmonia volte a reinar na Federação, que é uma das mais representativas do setor produtivo. “Nossa intenção não é  ganhar a Federação. Em se confirmando essa sentença, queremos pregar a união”, prometeu.

Dos dez sindicatos filiados e que têm voz na eleição da Federação, cinco estariam ao lado de Bittar e os outros cinco ao lado de German. “Queremos convocar os dez sindicatos para conversar, estabelecer um grande diálogo, unir e fazer uma chapa única”, complementou, citando que a Federação, antes das disputas internas, “era uma confraria”. 

Recurso

A atual gestão foi notificada na quarta-feira da sentença proferida na sexta-feira  passada. Quando tomou conhecimento da decisão, Jamal Bittar teria comunicado a todos os empregados que o prédio estaria fechado e quinta até segunda-feira, retomando o funcionamento  normal na terça. Seguranças particulares foram vistos na porta do prédio, fechado, ontem. 

Bittar e a atual diretoria já entraram com recurso da decisão, que ele chama de “estupidez jurídica sem fim”. O processo eleitoral, ele diz, foi legítimo, reconhecido e regular. 

Ele explica que o fechamento do prédio coincidiu com a decisão. “Já tínhamos essa previsão por conta de obras de saneamento do prédio, que é muito antigo. O recesso estava programado há mais de 40 dias”, explicou ele. 

Atual diretoria

Além de Jamal Jorge Bittar, compõem a atual diretoria da Fibra: Élson Ribeiro e Póvoa, João Batista Alves dos Santos, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, Júlio Cesar Medeiros de Oliveira, Antônio Eustáquio de Oliveira, Deusdete Bernardes da Silva, Fernando Antônio Bezerra Japiassu, Luiz Carlos Botelho Ferreira, Graciomário de Queiroz; João Carlos Pimenta, Walid de Melo Pires Sariedine, Giovani Antônio Dias, Marcontoni Bites Montezuma e Guillermo Amaral Funes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado