Menu
Política & Poder

Deputado critica suspensão de projeto criado para combater criminalidade

Arquivo Geral

09/07/2015 6h00

Francisco Dutra

Especial para o Jornal de Brasília

Mal começou o mês de preparação para a batalha de votações na Câmara Legislativa  e o GDF cometeu um tropeço, justamente, com o seu líder no Legislativo. O projeto Esporte à Meia Noite é uma das bandeiras do deputado Julio César (PRB). Ao saber que o projeto havia sido suspenso pela Secretaria de Segurança Pública, o parlamentar resumiu a situação em uma palavra: frustração.

Pelas contas do deputado, o projeto atendia, aproximadamente, 800 jovens afastando-os da criminalidade. “O papel da Secretaria de Segurança Pública é criar ferramentas e programas que venham a diminuir os indicadores da  violência e não é uma atitude como essa”, criticou.

Promessa: será retomado

Júlio César procurou o Buritio para esclarecimentos. Segundo ele, o governo afiançou que o projeto seria retomado nos próximos meses pela Secretaria de Educação. Mas, a princípio, o distrital  discorda com a mudança.  

“Foram dois equívocos. Primeiro suspendeu-se o programa sem fazer reuniões, audiências. E depois querem enviar o projeto para a Educação, quando ele tem mais a ver com o Secretaria de Esportes”, afirmou. A pasta dos Esportes está sob a gestão do PRB.

O segundo semestre será difícil para o GDF. Além de retomar projetos paralisados no primeiro semestre, o Buriti enviará uma série de novas propostas para aumentar a receita e pagar os servidores públicos em dia. Considerando a fragilidade da base, cada passo do Executivo deve ser dado com cuidado.

“Não podemos dizer que essas coisas não têm nada haver. Alguns secretários acabam prejudicando o trabalho do governo que quer tirar o DF da crise”, declarou. Ironicamente, nesta semana, o Buriti ampliou as reuniões do Conselho de Governo para reforçar as alianças entre partidos e parlamentares.

Governista, o deputado Joe Valle (PDT) comentou que parte do secretariado não está familiarizada com o trato político e o Executivo precisa agir com atenção redobrada quando quiser alterar projetos que são bandeiras de parlamentares. 

“Cometer rupturas é muito ruim. Nessa hora, é melhor chamar o deputado antes, conversar, perguntar se ele tem sugestões. É preciso fazer com que a base se sinta pertencente, participe do governo”, explicou.

O deputado Wasny de Roure (PT) acrescentou que o projeto vem atendo jovens desde o governo Arruda. Na sua avaliação, o governo errou na suspensão, principalmente, porque a diminuição dos índices de violência têm sido um dos poucos carros-chefes do Buriti.

Secretário diz que mal-estar será superado

Do ponto de vista político, o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, avalia que o mal estar com o líder governista será superado. Dantas garantiu que a intenção do governo jamais foi de extinguir o projeto, mas sim de aperfeiçoa-lo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública explicou que  estão sendo avaliados o número de alunos atendidos  e os contingentes de profissionais das áreas parceiras do projeto.  Segundo a pasta,  o programa será retomado em agosto em seis regiões: Sobradinho II, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Estrutural e Itapoã.

Controle maior

A secretaria  também declarou que o realinhamento do programa é estratégico, para melhorar a qualidade. Segundo o órgão, procura-se ganhar efetividade, com maior controle sobre os resultados atingidos.  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado