Menu
Política & Poder

Visita de Dilma aos EUA será de ‘grande importância’, diz Biden à presidente

Arquivo Geral

26/06/2015 12h26

Às vésperas de embarcar para Nova York, a presidente Dilma Rousseff disse ao vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem certeza de que a visita oficial de trabalho “será de grande importância para as relações entre os dois países”, comunicou nesta sexta-feira, 26, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio de nota.

O telefonema de Biden à presidente foi feito ontem. Na ocasião, Biden transmitiu à presidente “a elevada expectativa do governo americano” em relação à visita de Dilma a Washington, programada para a próxima terça-feira (30). Os dois ainda conversaram sobre os detalhes da programação de Dilma na capital norte-americana. Antes, a presidente cumprirá agenda em Nova York, onde se reúne com investidores e empresários.

Dilma deve chegar no final da tarde deste Sábado aos Estados Unidos, onde cumprirá uma agenda intensa de compromissos em Nova York, Washington e em São Francisco.

Na capital norte-americana, a presidente participará na próxima Segunda-feira de jantar oferecido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca. Na terça-feira pela manhã, os dois presidentes realizam uma reunião de trabalho e fazem depois uma declaração à imprensa. À tarde, Dilma almoça com Biden na sede do Departamento de Estado dos EUA.

No telefonema, Dilma também reiterou seus sentimentos de “pesar e sua solidariedade pelo falecimento do filho do Vice-Presidente, Beau Biden”. Beau morreu no mês passado, vítima de um tumor cerebral.

Potencial

Em uma nota mais detalhada que a do Planalto, a Casa Branca informou nesta quinta-feira que o convite da viagem aos Estados Unidos reflete o compromisso de realizar o “enorme potencial da parceria” entre Estados Unidos e Brasil. Biden também parabenizou a presidente pela sua liderança em construir uma abrangente agenda de cooperação em uma série de questões, como defesa, comércio, educação, ciência e tecnologia.

Biden enfatizou, ainda, a importância de trabalhar com o Brasil e outros parceiros para produzir um robusto acordo na cúpula climática de Paris.

De acordo com o subsecretário-geral Político 1 do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, Brasil e Estados Unidos deverão fazer uma “importante declaração” sobre a questão do clima na próxima semana. Uma fonte do governo brasileiro, no entanto, assegurou ao Broadcast Político que o País não deve apresentar suas metas nos Estados Unidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado