Menu
Política & Poder

Manter desoneração preservaria 17% dos postos de TI e call center, diz estudo

Arquivo Geral

19/06/2015 15h50

Os impactos de um eventual fim da Lei nº 12.546/2011, que desonerou a folha de pagamentos em diversos setores, seriam fortes nos empregos ligados a tecnologia da informação, de comunicação e call center, afirma estudo realizado por agência ligada à Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), tendo como base dados oficiais. Se mantida a política, o setor poderia evitar a demissão de 151 mil trabalhadores, o equivalente a 17% da força de trabalho, e gerar outros 17 mil novos postos. Atualmente, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados o fim da lei instituída em 2011.

Os dados foram obtidos a partir de estudo comparativo entre os anos de 2010 a 2014 com projeções para 2015 a 2017. Entre 2010 e 2014, foram gerados 195 mil postos de trabalho na prestação de serviços de tecnologia da informação e contact center. Todas essas contratações se refletiram num aumento de receita de 13,3% ao ano, afirma o estudo.

A renúncia fiscal de R$ 833 milhões em 2012, primeiro ano de vigência da lei, em relação ao ano seguinte, foi quase totalmente compensada no ano seguinte, conforme as informações constantes no estudo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado