Menu
Política & Poder

Em SP, Alckmin define mais três novos secretários

Arquivo Geral

26/12/2014 12h37

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), definiu mais três novos secretários para o seu próximo mandato: os deputados Arnaldo Jardim (PPS), que comandará a pasta de Agricultura, e João Dado (SDD), que assumirá a secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, e o vereador Floriano Pesado (PSDB), que dirigirá a secretaria de Desenvolvimento Social.

As definições foram feitas pelo governador em reuniões com líderes de partidos de sua aliança durante praticamente toda a véspera do Natal no Palácio dos Bandeirantes. Ele pretende fechar o desenho de seu primeiro escalão até terça-feira, 30.

Dado vai substituir Tadeu Morais, secretário do Trabalho desde o ano passado. A pasta está sob comando de aliados do presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, desde 2012, como parte de um acordo costurado com Alckmin em troca do apoio à campanha de reeleição.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o governador receberá uma comitiva do PPS para acertar os últimos detalhes sobre a ida de Jardim para a Agricultura. Ele substituirá Mônika Bergamaschi, no posto desde 2011. O PPS perdeu o controle da pasta de Gestão Pública, extinta por Alckmin para o próximo mandato. No encontro, dirigentes da legenda vão pedir mais espaço no governo.

“Agricultura é muito pouco. A gente estava na Gestão Pública que era enorme. Nós vamos lá ver se o governador aumenta (a participação no governo)”, disse o deputado Alex Manente, que participará da reunião com o tucano, junto com Jardim e o presidente estadual do PPS, Davi Zaia.

Pesaro vai ser secretário de Desenvolvimento Social em 2015 no lugar de Rogério Hamam (PRB). A partir do ano que vem, o PRB estará no controle da secretaria de Esportes. O escolhido foi o vereador Jean Madeira, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. A troca realizada por Alckmin segue o mesmo desenho feito pela presidente Dilma Rousseff, que também alocou a sigla no Ministério do Esporte.

Alckmin decidiu também que o DEM assumirá a secretaria da Habitação e o PTB a Justiça. Os partidos ainda precisam indicar os nomes para o governador.

Anunciados

O tucano já anunciou a troca de sete secretários desde o começo do mês. Foram apresentados como novos integrantes do governo Benedito Braga, em Recursos Hídricos, Renato Villela, na Fazenda, Saulo de Castro, no Governo, Márcio França (vice-governador eleito), no Desenvolvimento Econômico, Alexandre de Moraes, na Segurança Pública, Clodoaldo Pelissioni, em Transportes Metropolitanos, e Edson Aparecido, na Casa Civil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado