Menu
Mundo

Carro-bomba explode e mata 18 pessoas em tradicional peregrinação em Bagdá

Arquivo Geral

02/05/2016 10h39

Um carro carregado de explosivos foi detonado nesta segunda-feira em Bagdá, capital do Iraque, matando ao menos 18 peregrinos xiitas que estavam homenageando um venerado iman (autoridade religiosa muçulmana) em seu aniversário de morte, disseram autoridades. A explosão feriu ao menos 45 pessoas.

Pouco depois da explosão, o grupo Estado Islâmico extremista sunita, que vê os muçulmanos xiitas como apóstatas, reivindicou a responsabilidade pelo ataque em uma declaração online. O grupo disse que o ataque foi realizado por um suicida, mas autoridades iraquianas negaram isso.

Os militantes frequentemente têm como alvo áreas comerciais e espaços públicos principalmente em

cidades e bairros xiitas. De acordo com um oficial da polícia iraquiana, o carro estava estacionado e explodiu pouco depois do meio-dia (horário local).

Milhares de fiéis xiitas têm feito a sua peregrinação nesta semana com destino ao bairro de Kadhimiyah, onde o iman Moussa al-Kadhim, do século 8, está enterrado. As forças de segurança tinham bloqueado as principais estradas em Bagdá antes do ataque para proteger os peregrinos que viajam tradicionalmente a pé a partir de diferentes partes do Iraque.

O ataque de segunda-feira aconteceu um dia depois que dois carros-bomba na cidade iraquiana de

Samawah explodiram e mataram ao menos 31 pessoas e feriram outras 52, um ataque que também foi

reivindicado pelo Estado Islâmico. Fonte: Associated Press.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado