Menu
Mundo

Juncker, da UE, procurou Tsipras para acordo de última hora com a Grécia

Arquivo Geral

30/06/2015 8h46

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, procurou o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, ontem à noite para discutir um possível acordo de última hora que exigiria que o governo em Atenas fizesse campanha a favor de um eventual pacto no plebiscito sobre o assunto marcado para o próximo domingo (05), afirmou hoje um porta-voz de Juncker.

Esse acordo de última hora, que ainda precisaria ser examinado e aprovado pelos ministros de Finanças da zona do euro, incluiria as propostas de cortes orçamentários e reformas políticas que foram discutidas pelos negociadores no fim de semana, quando Tsipras anunciou o plebiscito, segundo o porta-voz. As propostas e um plano de financiamento foram publicadas pela comissão, que é o braço executivo da União Europeia, no último domingo.

O acordo hipotético incluiria um plano de financiamento para a Grécia e uma discussão de como tornar a dívida do país sustentável, disse o porta-voz. Além disso, Tsipras teria de fazer campanha a favor do pacto na votação do dia 5, acrescentou.

O porta-voz se recusou a dizer se há espaço para mais flexibilidade nos termos do acordo. “Pode haver margem ou pode não haver margem (de negociação), mas isso não seria nós, mas sim o Eurogrupo que teria de considerar”, declarou o porta-voz, referindo-se à entidade formada por ministros de Finanças da zona do euro.

Autoridades gregas confirmaram a conversa entre Juncker e Tsipras.

Segundo um funcionário do governo grego, Tsipras posteriormente fez ligações telefônicas hoje a Juncker, assim como ao presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz. A fonte em Atenas disse que Tsipras precisaria enviar ainda hoje uma nota escrita concordando com a última proposta dos credores do país e aceitar fazer uma campanha pelo “sim” no plebiscito do dia 5. Posteriormente, o Eurogrupo faria uma reunião de emergência mais tarde, a tempo de estender o programa de ajuda de Atenas, que vence nesta terça-feira, completou a fonte grega.

Ontem à noite, após conversar por telefone com Juncker, Tsipras não mostrou intenção de aceitar o compromisso. “Tsipras vai votar ‘não’ no plebiscito de domingo”, afirmou uma autoridade de alto escalão do governo grego. Na manhã de hoje, porém, o tom em Atenas mudou, com um funcionário do governo dizendo que a Grécia “está tomando iniciativas para superar o impasse” com os credores.

De acordo com autoridades gregas e europeias, a oferta de Juncker inclui um compromisso de rever a questão da reestruturação da dívida grega em outubro, em linha com um comunicado emitido pelo Eurogrupo em novembro de 2012. Na ocasião, os ministros de Finanças prometeram reduzir a dívida da Grécia para menos de 100% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2022, desde que Atenas cumprisse os termos de seu programa de ajuda.

A notícia veio após o Ministério de Finanças da Grécia anunciar que alguns bancos do país deverão reabrir nesta quarta-feira para pensionistas que não possuem cartões de crédito ou débito. No fim de semana, a Grécia decretou o fechamento do setor bancário para evitar uma corrida da população às agências, após fracassar em negociações com os credores para chegar a um novo acordo de resgate. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado