Menu
Mundo

Vendas no varejo, investimento e renda disponível recuam em abril na Rússia

Arquivo Geral

22/05/2015 11h52

As vendas no varejo, o investimento e a renda disponível caíram em abril na Rússia, segundo dados divulgados pelo Serviço Federal de Estatísticas do país, que continua em recessão.

As vendas no varejo, que refletem a força da demanda do consumidor, recuaram pelo quarto mês seguido, caindo 9,8% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando haviam registrado avanço de 3%. Nos primeiros quatro meses de 2015, as vendas no varejo recuaram 7,5%, ante igual período de 2014.

A demanda do consumidor é prejudicada pela inflação na casa dos 16% e pela fraqueza do rublo. A moeda se recuperou neste ano, mas ainda está 30% mais fraca que um ano atrás. A renda real disponível caiu 4% no ano, recuando em 2,2% nos primeiros quatro meses deste ano.

O investimento de capital, que começou a cair bem antes das sanções ocidentais impostas contra a Rússia, recuou em 4,8% no ano em abril, após uma queda de 5,3% no mês anterior.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos primeiros quatro meses do ano encolheu 1,9%, o mesmo que no primeiro trimestre. Autoridades têm repetido que o pior já passou e a economia russa deve voltar a crescer em 2016.

Na quinta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que prevê que o PIB russo encolha 3,4% neste ano, com uma recuperação “modesta” em 2016, para um crescimento de 0,2%.

A Capital Economics afirmou que os dados de hoje sugerem que a atividade piorou mais na Rússia no início do segundo trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado