Menu
Mundo

Japão e Filipinas realizarão exercícios militares no Mar do Sul da China

Arquivo Geral

10/05/2015 11h32

Manila, 10/05/2015 – O Japão e as Filipinas realizarão um exercício militar no Mar do Sul da China nesta semana. Mesmo assim, o comandante da Marinha filipina, vice-almirante Jesus Millan, disse que isso não deve ser motivo de preocupação para a China, que está envolvida em disputas territoriais com os dois vizinhos. “Isso não tem nada a ver com as disputas territoriais, trata-se de uma questão de segurança, para evitar encontros não planejados de embarcações”, afirmou.

Segundo o porta-voz da Marinha, comandante Lued Lincunca, o exercício será realizado no Mar do Sul da China entre Manila e a Baía Subic, aproveitando o trajeto de dois navios japoneses, que estão retornando para o país. Os destroyers Harusame e Amigiri chegaram neste sábado ao porto sul de Manila, com 600 marinheiros a bordo.

De acordo com Lincuna, o exercício será realizado longe das ilhas Scarborough, que os chineses chamam de Huangyan. O governo chinês assumiu o controle do pequeno arquipélago em 2012, após um impasse de dois meses com navios do governo filipino. Fonte: Associated Press.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado