Menu
Mundo

Vice-presidente da Guatemala renuncia após escândalo

Arquivo Geral

08/05/2015 21h44

A vice-presidente da Guatemala, Roxana Baldetti, renunciou ao posto após ser vinculada em um escândalo de corrupção, anunciou nesta sexta-feira o presidente do país, Otto Pérez Molina.

“A renúncia se circunscreve a uma decisão pessoal com o único interesse, ao separar-se voluntariamente do cargo, de se submeter e colaborar com as investigações que são necessárias e sobretudo com o devido processo”, afirmou Pérez Molina.

Mais cedo, o Tribunal Constitucional negou um amparo provisório solicitado pela vice-presidente, que é investigada pelo Congresso por um escândalo de corrupção envolvendo uma fraude milionária no fisco. O tribunal decidiu que neste momento não era necessário outorgar o amparo.

Baldetti, de 52 anos, apresentou esse pedido de amparo para tentar reverter a decisão da Suprema Corte do país que fez avançar um pedido para que ela perdesse a imunidade como vice-presidente.

Autoridades da Guatemala anunciaram em 16 de abril o desmantelamento de uma rede que, através de subornos, havia fraudado o fisco em milhões de dólares. O grupo seria comandado por Juan Carlos Monzón Rojas, ex-secretário privado de Baldetti, por isso ela também é investigada. Fonte: Associated Press.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado