Menu
Mundo

Michelle Bachelet vai viajar para a área de vulcão e pede calma à população

Arquivo Geral

03/03/2015 11h10

O vulcão Villarrica, localizado no sul do Chile, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira, às 3h, o que fez com que as autoridades retirassem milhares de pessoas ao redor da área, após o Escritório Nacional de Emergência do país emitir um alerta vermelho.

Sites de notícias locais mostraram imagens da erupção do vulcão na parte superior,com lavas expelidas, misturadas com forte fumaça.

A 2.847 metros de altura, o vulcão está localizado no vale central do Chile, cerca de 670 quilômetros ao sul de Santiago. É um dos vulcões mais ativos da América e está acima da pequena cidade de Pucón, onde turistas de se reúnem para atividades em meio a natureza, incluindo escalada ao vulcão Villarrica.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou que vai viajar para as cidades de Pucón, Villarrica, Cuñaripe e Licán Ray, áreas ao redor do vulcão Villarrica. Ela pediu aos residentes que permaneçam calmos. Cerca de 3500 pessoas já foram retiradas do local. “Tudo está saindo como o planejado, a retirada das pessoas foi realizada com normalidade”, informou o governador de Cautín, José Montalva.

As enchentes provocadas pelo degelo derrubaram duas pontes na região, de acordo com as autoridades.

Alguns dos desabrigados já estão retornando para suas casas após a operação inicial, informou o prefeito de Currarehue, Abel Painefilo. Outros permanecem em casas de famílias ou em abrigos públicos da região.

As autoridades do Serviço Nacional de Geologia e Mineração informaram na segunda-feira da possibilidade de uma “atividade eruptiva contínua”. Fonte: Associated Press.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado