Menu
Economia

Número de endividados no DF aumentou em fevereiro

Arquivo Geral

03/03/2015 9h18

O número de famílias endividadas no Distrito Federal passou de 599.096 em janeiro para 602.980 em fevereiro de 2015 (aumento de 3,9 mil). O percentual de famílias com algum tipo de dívida na capital do País foi de 81,4%, índice maior do que o registrado em janeiro (80,9%). É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio). Apesar da alta no endividamento, o estudo mostra uma queda no número de inadimplentes. O universo das famílias com contas em atraso passou de 59.866 para 56.418.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, questões pontuais relacionados ao maior comprometimento de renda das famílias com gastos extras de início de ano ajudam a explicar essa alta no endividamento. Já a queda na inadimplência demonstra que os consumidores estão mais cautelosos em relação às dívidas contraídas. “As altas taxas de juros vigentes no mercado, tem levado à renegociação ou quitação de dívidas”, explica Adelmir Santana.

Em fevereiro de 2015, assim como em meses anteriores, o grande instrumento gerador de dívida continuou sendo o cartão de crédito. Do total dos endividados, 90,1% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 68,8% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 29,7% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de endividados, apenas 0,1% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado