Menu
Economia

Consumidor prevê inflação de 7,3% em 12 meses, diz FGV

Arquivo Geral

23/09/2014 8h28

A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses atingiu 7,3% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta terça-feira, 23, ao divulgar o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado representa uma leve avanço em relação a agosto, quando as famílias apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços no período à frente.

“Embora a atividade tenha arrefecido, o aumento no acumulado da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a expectativa em relação aos reajustes previstos para o próximo ano contribuíram para manter a expectativa da inflação para 12 meses estável”, diz a instituição em nota. No mesmo período, os especialistas ouvidos pelo Banco Central no Boletim Focus manifestaram expectativas de 6,3% em média, apontou a FGV.

O Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores é obtido com base em informações coletadas no âmbito da Sondagem do Consumidor. Produzidos desde setembro de 2005, os dados vinham sendo divulgados de forma acessória às análises sobre a evolução da confiança do consumidor. Desde maio de 2014, as informações passaram a ser anunciadas separadamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado