Menu
Economia

Datas de revisão tarifária da Copasa saem em 60 dias

Arquivo Geral

01/08/2014 17h24

O cronograma para a revisão tarifária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deve ser publicado em 60 dias, de acordo com estimativa da agência estatal responsável pelo processo.

Em comunicado enviado ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado,a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae) informou que esse cronograma só será publicado após a consolidação do seu quadro de funcionários.

A agência passou por um aumento do orçamento e da equipe para dar conta da revisão tarifária, um processo complexo e inédito no Estado. No País, apenas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a agência reguladora paulista passaram por esse processo.

Segundo a Arsae, no primeiro semestre foi realizado um concurso público para a contratação de novos funcionários. Já foram nomeados 61 dos 110 aprovados, que irão assumir seus postos no fim de agosto. Somente após o início das atividades dos novos servidores e da capacitação dos mesmos é que a Arsae irá divulgar o cronograma da revisão tarifária da Copasa, segundo informou no comunicado.

A revisão tarifária irá estabelecer uma nova metodologia para cálculo do reajuste anual da tarifa cobrado pela Copasa para prestação de serviços de saneamento em Minas. Atualmente, o reajuste é feito uma vez por ano, sendo aprovado nos meses de abril e aplicado em maio, com base em um conjunto de indicadores da inflação. Com a revisão, o reajuste anual deverá contabilizar também os investimentos da Copasa para expansão da rede de água e esgoto, além de ganhos de eficiência operacional, entre outros itens.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado