Menu
Economia

Exportações de carros à Argentina caem 36% no ano

Arquivo Geral

01/08/2014 17h36

A queda das exportações brasileiras de automóveis para a Argentina atingiu 36% no acumulado de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Roberto Dantas. Segundo ele, as vendas externas de autopeças para o mercado argentino caíram 29%.

Dantas disse que a queda no comércio bilateral é explicada, entre outras coisas, pelo esfriamento da demanda no mercado argentino. “Isso aqui é problema de demanda. O acordo automotivo deu as condições para as operações voltarem regularmente. Mas não é o regime automotivo em si que vai trazer a melhoria para o comércio”, afirmou.

Ele disse que ainda é cedo para avaliar o impacto do default da argentina no comércio com o Brasil. “Tem que aguardar como serão concluídas as negociações e em que bases para ver quais os efeitos que serão sentidos. Não dá para dizer o efeito no curto prazo nas relações de comércio Brasil/Argentina”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado