Menu
Brasília

Desfile de moda dos anos 60 resgata história de Brasília

Arquivo Geral

20/04/2015 18h22

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) promove, nesta terça (21), desfile de moda com mulheres pioneiras e suas filhas e netas com roupas dos anos 60. O evento, que celebra os 55 anos de Brasília, faz parte da exposição Memórias Femininas da Construção de Brasília e ocorrerá, às 17 horas, no Salão Negro do Senado Federal.

Realizada com o apoio da Secretaria, como parte do Março de Todas as Mulheres, a exposição Memórias Femininas, que continua em cartaz até maio, é coordenada pela servidora da Semidh, Tânia Fontenele, e tem o objetivo de resgatar a participação das mulheres na construção da capital.

O desfile de modas, com roupas que pioneiras usavam na época da construção da cidade, busca recuperar parte da história da fundação da capital federal. “Como o tempo passou, as mulheres pioneiras têm hoje um perfil bem diferente do que tinham na época. Por isso, suas filhas e netas vão participar também do desfile e das comemorações”, adiantou Tânia Fontenelle.

Pesquisa – Tânia começou a pesquisar o tema em 2009. “Quando se falava na construção de Brasília, na comemoração do cinquentenário, falava-se em Juscelino Kubitscheck, em Lucio Costa, em Burle Marx e nos trabalhadores candangos, mas não nas mulheres – quando muito de D. Sarah Kubitscheck –, que também se envolveram no projeto, dando seu sangue, comendo a poeira”. Desde então, ela fez um documentário – Poeira & Batom no Planalto Central – um livro e a exposição para suprir a lacuna.

Serviço:

A exposição Memórias Femininas, com fotos, objetos de época, revistas antigas e recriações de ambientes do universo feminino das pioneiras dos anos 1960, pode ser visitada diariamente, das 9 às 17h30, no Salão Negro do Senado Federal. Nesta terça (21), às 17 horas, em comemoração aos 55 anos de Brasília, será realizado o desfile de mulheres pioneiras e suas filhas e netas com roupas dos anos 60.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado