Menu
Brasília

Operação prende 39 pessoas por parcelamento irregular do solo em Brazlândia

Arquivo Geral

30/10/2014 18h16

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo prendeu, por volta das 10h desta quinta-feira (30), 33 homens e seis mulheres por parcelamento irregular de terras públicas em Brazlândia. 

A operação foi uma sequência da remoção de invasões feita na sexta-feira (24), nas Quadras 12, 33 e 55 da Vila São José, quando cerca de 500 pessoas foram retiradas do local. Na ação desta quinta-feira, no entanto, não houve resistência por parte dos invasores. No total, 260 agentes participaram do ato. Foram retirados 2,3 mil barracos de madeira e lona e 36,5 mil metros de cercas utilizadas na delimitação dos lotes.

Os homens presos foram encaminhados à carceragem do Delegacia de Polícia Especializada e as mulheres foram levadas ao Presídio Feminino do Gama. De acordo com a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), todos os detidos são moradores de Brazlândia e nenhum tem passagem na polícia pelo crime de parcelamento do solo. Dez deles, porém, têm antecedentes por outros delitos. Um dos presos, de 36 anos, já foi condenado por tráfico de drogas, roubo e homicídio qualificado. Ele estava em liberdade provisória.

A Dema informou ainda que a maior parte dos 39 detidos é formada por jovens. Se condenados, eles podem pegar até dez anos de prisão por parcelamento irregular do solo e dano ao meio ambiente. A polícia investiga se o grupo pretendia comercializar as áreas ocupadas e se há lideranças entre os presos. Eles podem ser soltos, caso paguem fiança de R$ 2 mil.

Segundo o delegado-chefe da Dema, Ivan Pontes, os invasores são ousados. “É um grupo organizado. Eles estavam com cercas e placas para demarcar e identificar os lotes como propriedade particular”, contou Pontes. “Eles achavam que pelo momento de transição política, as operações cessariam e não seriam incomodados”, concluiu.

A Polícia Civil informou que continuará com a monitoração da área para inibir novas invasões. Com a operação desta quinta-feira, 156 pessoas já foram presas por parcelamento irregular do solo em 2014, 50 delas somente no segundo semestre do ano no DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado