Menu
Brasília

Decreto regulamenta Centro de Gestão Integrada do DF

Arquivo Geral

24/10/2014 17h37

O Decreto nº 35.939, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (24), regulamenta o Centro de Gestão Integrada do DF (CGI/DF). O CGI foi criado para garantir mais eficiência dos serviços públicos e respostas rápidas a quaisquer incidentes, a partir da cooperação e integração entre os órgãos do governo e do suporte de tecnologia. 

O decreto publicado nesta sexta-feira organiza a estrutura do Centro, que será instalado em um prédio atrás do Detran-DF, onde já funciona o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), da SSP/DF. A reforma do local será iniciada em novembro, e as obras devem ser concluídas no início de 2015. 

O ambiente contará com representantes de todas as áreas do governo para que as ações sejam monitoradas com mais propriedade e, quando necessário, os problemas sejam resolvidos rapidamente. “O local terá alta tecnologia implantada, com informações estratégicas que auxiliarão o funcionamento das regiões e a gestão de crises, seja qual for a área”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.

Para facilitar a integração, garantir o cumprimento de metas do governo e servir de apoio para tomada de decisão, o CGI fará a integração de diversos sistemas de órgãos do GDF. Em caso de incidentes, o centro também estará preparado para respostas rápidas e eficientes – por exemplo, em um acidente de trânsito em que o veículo derrube um poste e o fornecimento de energia seja interrompido.

A implantação do CGI/DF está sendo acompanhada e coordenada pela Casa Civil do DF e pelas secretarias de Governo (Segov), de Segurança Pública (SSP), de Planejamento (Seplan) e de Publicidade Institucional e Comunicação Social do DF. O funcionamento do CGI, no entanto, terá atuação de representantes de diversos outros órgãos do GDF no espaço físico do Centro. 

INEDITISMO – A contratação do CGI/DF foi realizada pela Secretaria de Governo e é um projeto de parceria público-privada (PPP). O projeto é inédito no Brasil, uma vez que outras estruturas no País não concentram tantas ações em um mesmo espaço, e, geralmente, são voltadas exclusivamente para a segurança pública ou para a mobilidade urbana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado