Menu
Brasília

Centenário da obra internacional de Schoenstatt reúne fiéis no DF

Arquivo Geral

19/10/2014 9h39

Cerca de cinco mil fiéis de várias partes do Brasil venceram o calor e a alta temperatura no Distrito Federal para celebrar o centenário da fundação da obra internacional de Schoenstatt. A doutrina, escrita em alemão, significa belo lugar, em português.  No DF, esse espaço é representado pela réplica da igreja Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, situada no Santuário Tabor da Esperança, no Grande Colorado. 

As celebrações começaram cedo. Por volta das 6h de ontem, já havia centenas de devotos reunidos em torno da capela. O maranhense José Eduardo  Souza, 46, renova a fé andando pelo País. Brasil – como gosta de ser chamado – se vangloria de ter percorrido a pé 900 cidades do território nacional. “Nasci para seguir os passos de Jesus”, ressaltou.

Com uma bandeira brasileira presa pelo cabo de uma vassoura, ele já pensa no lugar que irá visitar nos próximos dias: Trindade (GO). “Lá, é bonito. Tem uma igreja linda. Gosto muito disso”, disse. Ele está hospedado na igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, na Vila Planalto. 

No início da tarde, a fila para visitar a igreja inspirada no templo original, erguido na Alemanha, era grande. Após driblar a espera, a professora Gleice Maria Monteiro, 44, de Anápolis (GO), conseguiu entrar no templo. “Ela é a mãe, representa tudo”, frisou. 

A réplica do santuário original é uma das 210 existentes no mundo. “É representa uma aliança de amor à mãe de Deus”, descreveu irmã Adriane Maria Andrade, assessora local do movimento apostólico. Mineira, ela está em Brasília há seis anos. “É uma congregação, uma entrega às mãos de Deus”, emenda. 

Visitantes

A celebração contou com uma condecoração ao centenário da obra internacional de Schoenstatt. As imagens de Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt – que só em Brasília existem 200 mil unidades e é o símbolo da campanha da mãe peregrina, recebeu a estrela comemorativa do centenário. 

Ansiedade e emoção juntas em encontro
 
Entre a multidão de fiéis era possível ver a imagem de Maria nos braços, em cima das mesas e nos panos estendidos no chão.  O público esperava com  ansiedade a missa do arcebispo da Arquidiocese de Brasília, Dom Fernando José Monteiro Guimarães.
 
Os moradores de São Sebastião, Pedro Henrique Santana, 21 anos, e Elizabeth de Castro, 33 anos, devotos de Nossa Senhora, se acomodaram em frente ao púlpito do religioso. “É a primeira vez que venho. Estou encantado”, declarou Pedro. 
Com a imagem Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Elizabeth estava orgulhosa. “Minha mãe era missionária. Faleceu e eu continuei o trabalho dela”, afirmou a professora.
 
Emoção
 
Ao lado do casal e com a mesma sensação, a aposentada Vilma Honório, 66 anos, parecia fazer coleção de imagens de Maria. “São todas da Paróquia São Judas Tadeu, de Taguatinga Norte. Elas percorrem 30 famílias”, explicou a religiosa, moradora de Taguatinga.
 
Não são somente as famílias que recebem a visita da imagem. De acordo com irmã Adriane Maria, a imagem também esteve em órgãos e repartições públicas. Até na Presidência da República ela já passou. A religiosa, no entanto, não soube informar se foi a pedido da presidente Dilma Rousseff, mas ela garante que deseja sorte para ela, que disputa a segunda eleição presidencial de sua vida.
 
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado