Menu
Brasília

Reitor da UnB se exalta durante manifestação dos servidores

Arquivo Geral

24/04/2014 17h40

Na tarde desta quinta-feira (24), durante uma manifestação do Sindicato dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), o reitor Ivan Marques se exaltou e acabou destruindo uma cadeira do sindicato a pontapés.

Segundo a servidora Jane Lúcia, os grevistas decidiram em assembleia, na última quarta-feira (23), realizar uma manifestação com carro de som em frente à reitoria. Incomodado com o barulho, o reitor teria ordenado a um dos manisfestantes que retirassem o veículo dali. “O nosso colega se recusou a retirar o carro de som e explicou que o uso dele foi decido em assembleia prévia. Neste momento, o reitor se exaltou e destruiu uma cadeira nossa a pontapés. Além disso, ele xingou bastante o nosso companheiro de greve”, explicou Jane.

A coordenadora geral do Sintfub, Lucineide Cabral comenta que o sindicato reprova a atitude do reitor. “Ele tem o maior cargo dentro da instituição. Se fizemos a manisfestante em frente a reitoria, foi sim no sentido de pressioná-lo ao diálogo, no entanto, ele destruiu um patrimônio que é do sindicato. Isso não é postura de reitor”, explica Lucineide. 

De acordo com o reitor Ivan Marques, desde que a greve começou, há cerca de um mês, os servidores têm estacionado o carro de som todos os dias em frente a reitoria, atrapalhando o desenvolvimento das atividades diárias do departamento. “Todos os dias eles colocam esse carro, praticamente dentro da reitoria, gritando mentiras e absurdos a respeito da administração da Universidade. E durante este tempo, pedi, sistematicamente, que o veículo fosse retirado das imediações da reitoria, pois estamos em uma Universidade, onde o silêncio é fundamental”, explicou o Marques.

Na tarde desta quinta-feira (24), a prefeitura da UnB determinou, sob ordem da reitoria, o fechamento de uma cancela que dava acesso ao local, impendido a entrada do carro de som. De acordo com Marques, o segurança da guarita, desobedecendo a orientação, permitiu o acesso dos grevistas. “Neste momento, eu realmente me exaltei, e me dirigi ao segurança de forma dura, porém respeitosa, sem o uso de palavrões, porque acredito que para que se construa uma Universidade, ainda é preciso hierarquia e regras. Ao quebrar essa orientação da reitoria, eles passaram de todos os limites”, esclareceu o reitor. Ele explicou ainda que sempre esteve aberto ao diálogo com os grevistas, participando, inclusive, de suas reuniões.

Saiba mais

Os servidores técnicos de 37 universidades federais estão em greve há cerca de um mês. Entre eles, estão os servidores da Fundação Universidade de Brasília (FUB). As principais reivindicações locais são a implementação da carga de 30 horas semanais, a não instalação do ponto eletrônico e contra as demissões de funcionários terceirizados. Na pauta nacional estão o aumento salarial de 15% e o aprimoramento de carreira. 

Na próxima sexta-feira (25), o Sidtfub fará manifestação na reunião que ocorre a partir das 14h no Conselho Universitário. “A intenção é colocar nossas reivindicações na pauta da reunião”, explica Lucineide Cabral, coordenadora geral do Sintfub. 

Participarão da reunião todos os conselheiros da Universidade de Brasília, representantes do sindicato, e representantes dos estudantes. Entre os principais assuntos a serem discutidos estão a greve dos servidores técnicos, o credenciamento da Fundação Darcy Ribeiro como apoio à pesquisa junto a FUB e outorgas de títulos de professores eméritos. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado