Menu
Brasília

Cadastro do Passe Livre Estudantil começa com falhas no DFTrans

Arquivo Geral

01/03/2016 20h40

O primeiro dia de cadastramento do Passe Livre Estudantil foi marcado por dúvidas, falhas e longas filas. Mesmo com a divulgação prévia do  procedimento, feito apenas pela internet (www.passelivreestudantil.df.gov.br), dezenas de usuários  buscaram informações nos postos do DFTrans. 

Os principais questionamentos dos estudantes eram sobre como fazer o cadastro e qual a documentação exigida. No posto  localizado na Galeria dos Estados, um cartaz fixado na parede informava apenas que os estudantes deveriam acessar a plataforma virtual para obter o serviço. Os atendentes  se limitavam a entregar um papel com o endereço do site a qualquer um que chegava com   questionamentos.  

O estudante de Administração  Márcio Roberto Souza  foi um dos usuários que, por não compreender o funcionamento do novo sistema, perdeu a viagem. “As informações não ficaram claras. Entendi que nos postos seria possível fazer o recadastramento para quem já possui o benefício, mas, ao chegar aqui, me informaram que tudo é feito somente pelo site”, afirmou.

Falta clareza

Outros usuários reclamavam também da ausência de clareza na informações prestadas pelos funcionários. Eli Sousa, estudante de Enfermagem, acabou surpreendida com uma orientação incorreta repassada no posto   próximo à   casa dela, em Samambaia. 

“Fui ao posto exatamente para tirar dúvidas com relação ao cadastro. Mas, ao chegar lá, me encaminharam para o ponto da Galeria com a informação de que meu cartão estava pronto e  que eu podia ir retirá-lo. Aí, quando cheguei aqui, me informaram que preciso recadastrar tudo pelo site novamente”, reclamou.

Retrabalho

Dúvidas com relação à documentação que já havia sido entregue para o recadastramento anual, anterior à implementação do novo sistema, também eram um dos maiores questionamentos dos estudantes. Jorge dos Santos, 58 anos, foi ao posto na data agendada para retirar o cartão do filho, que é estudante do terceiro ano do Ensino Médio. Porém,  não conseguiu obter o benefício.

 “Eu já entreguei toda a documentação, mas agora   pedem que a gente refaça o cadastro. Vou ter todo o trabalho de juntar os documentos novamente, isso leva   tempo. Até lá, meu filho vai ficar sem o cartão”.

Faltam cursos e instituições no sistema

Algumas irregularidades foram detectadas e apontadas no sistema por alunos que tentaram fazer o cadastro. A ausência de instituições de ensino e do nome de alguns cursos foi citada por alguns usuários. 

“Meu curso é novo na faculdade onde estudo e não aparece o nome. Fiquei sem poder concluir o processo e sem saber até quando vai ficar assim”, afirmou a estudante Camila Rocha, de 22 anos.

De acordo com o novo sistema, o aluno que tem interesse em adquirir o benefício precisa preencher um formulário, por meio do site www.passelivreestudantil. df.gov.br, até 1° de abril, para realizar o procedimento que inclui o cadastro de informações, como dados pessoais e escolares, além do envio, por meio de foto, de toda a documentação solicitada. Após o cadastro, o DFTrans tem até 20 dias úteis para dar um retorno ao estudante.

“Maior segurança”

O DFTrans afirma que o novo procedimento foi adotado para “dar maior segurança ao sistema de bilhetagem automática” e evitar irregularidades. Para fazer o cadastro, cada estudante precisa informar o número do cadastro de pessoa física (CPF), que precisa ser do próprio aluno. Depois, é necessário aceitar os termos de uso, preencher o formulário e enviar a documentação.

Sobre a ausência de instituições no sistema, o órgão informou que, desde a noite desta terça (1º), a base de dados da plataforma seria atualizada. Em relação aos cursos não incluídos, o DFTrans justificou que  os estudantes que não os localizarem poderão digitá-los manualmente.

Segundo o órgão, todos os estudantes devem realizar o procedimento pela internet. Quem é beneficiado pelo passe livre precisará acessar a mesma página, se recadastrar, poderá continuar usando o mesmo cartão e não precisará ir ao posto na rodoviária.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado