Menu
Brasília

Voluntário em Ceilândia treina corredores e vai mostrar seu trabalho nos EUA

Arquivo Geral

17/07/2014 7h30

“Ser convidado para palestrar nos Estados Unidos, para um cara que morou na favela, é muito ‘top’. É muita coisa”. As palavras são do morador de Ceilândia Albenes Souza,  56 anos. Ele mora no DF desde os 11 anos, vindo de Ituaçu (BA), e criou o projeto Corredores de Ceilândia, que aproveita o Centro de Formação de Atletas (Cefac) da cidade para produzir competidores e, principalmente, cidadãos. 

Albenes foi procurado pela embaixada americana para se apresentar em diferentes cidades por cerca de um mês, pelo projeto Inspirando Liderança Jovem, Voluntariado e Ativismo Cidadão. Ele parte nesta sexta-feira junto a outros 20 selecionados do mundo inteiro. Por enquanto, a emoção se mistura   a um certo receio:  “Tenho medo de estar no lugar errado, na hora errada”, revela. 

O semblante calmo e o sorriso fácil escondem uma vasta experiência com atletismo e projetos sociais. “Com o esporte, além de oferecer ao jovem um tênis, um caderno, você dá a perspectiva do sucesso. Atrai a pessoa a querer brilhar”, diz o técnico em informática do Serviço Federal de Processamento de Dados  (Serpro).

Futebol

Sua história começou ligada ao futebol. Jogou por dois clubes do DF, mas teve de interromper a carreira aos 18 anos, pois, apesar de sondagens do Atlético-MG, sua mãe o fez optar por conseguir um emprego estável. Mais tarde, teve a ideia de iniciar o projeto Corredores. “Os jornais só falavam de mortes e coisas ruins em Ceilândia, então fui atrás de encontrar um caminho para ajudar a cidade”, diz.

No início, ele não tinha o conhecimento, apenas a vontade, mas conciliou o gosto pela corrida com o trabalho e se especializou. Fez curso na Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF)  e se formou em Educação Física.

Cada conquista, uma alegria

Ao se especializar no atletismo,  Albenes teve contato com diversos fundistas que  mais tarde se tornaram renomados, como Marílson dos Santos,  bicampeão da Maratona de Nova York e três vezes vencedor de São Silvestre. O ápice veio na Olimpíada de Sidnei-2000, quando foi um dos treinadores de Leandro Macedo e Mariana Ohata, competidores de triatlo que praticavam com Albenes em Brasília. “Vínhamos trabalhando há dois anos juntos, sem as condições ideais, e conseguimos competir em alto nível”, exalta.
 
Apesar das conquistas, o formador de atletas gosta de trabalhar a base dos jovens e, se possível, orientá-los para que cresçam na vida. “Tem muita gente que esteve no Corredores comigo e hoje é advogado, juiz. Eu exijo boas notas dos meus alunos e incentivo eles a estudar”, garante. 
 
A respeito da formação de atletas, o voluntário acredita que ainda faltam políticas públicas eficazes.  “Os centros olímpicos nunca vão revelar talentos. Tem que ter técnicos comprometidos 24h com os atletas e no dia a dia. São Paulo mantém a hegemonia do atletismo, enquanto em Brasília não temos gente especializada”, aponta. “O cara tem que ir à Europa, ficar seis meses competindo em alto nível para começar a almejar alguma coisa. Acredito que falta intercâmbio de ideias com países vencedores”, acredita.
 
Mensagem

Apesar da frustração, ele pretende usar o exemplo de jovens que trabalharam com ele e sua própria história  como parte do discurso motivacional  nos EUA. “Vou dizer que tem que trabalhar com amor. Quando você quer fazer alguém feliz, seu trabalho fica melhor, e você supera as dificuldades”, diz.
 
saibamais

Conforme o JBr. mostrou ontem, o pernambucano Fábio Silva também foi selecionado pelo projeto Inspirando Liderança Jovem, Voluntariado e Ativismo Cidadão. Ambos foram chamados pela embaixada norte-americana em novembro último.
 
Na prova de triatlo em Sidnei, o pupilo de Albenes, Leandro Machado, ficou em 14º lugar. Já Mariana sofreu um acidente e abandonou a prova.
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado