Menu
Brasília

Presos suspeitos de envolvimento em assalto a joalheria do Taguatinga Shopping

Arquivo Geral

30/05/2016 8h27

A Polícia Civil pontuou o fim da Operação Dolus com a prisão dos oito envolvidos no roubo a uma joalheria do Taguatinga Shopping, ocorrido em 26 de abril. Do total, sete foram foram presos em Santo Antônio do Descoberto, Região Metropolitana do Distrito Federal. Apesar da captura, pouco material foi recuperado, resultando num prejuízo de cerca de R$ 5 mil para a loja.

O crime foi orquestrado por Adilson Sousa, 27 anos, o oitavo envolvido. Ele foi preso na cidade de Abadiânia (GO), enquanto tentava furtar um estabelecimento comercial no município. Antes de ser transferido para o sistema prisional do DF, o suspeito deixou duas alianças e um celular, em poder de outros detentos. O material foi apreendido.

Segundo o delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa, o chefe do grupo, Thiago Santana,  27 anos,  foi reconhecido por meio de imagens ainda no dia do crime. Entretanto, ao saber que a polícia o procurava, ele se escondeu em uma chácara de Santo Antônio do Descoberto. Lá, ele foi preso junto com o proprietário do imóvel, Clóvis Pereira, que mantinha uma espingarda na residência.

Entre os oito presos estão duas mulheres: Leia Paiva, 22 anos, e Elaine Gonçalves, 21 anos, companheiras de Thiago e Adilson, respetivamente. Elas eram responsáveis pelo ocultamento do material roubado e das armas utilizadas nos crimes. Ambas não tinham antecedentes criminais. 

Roubos em shoppings 

“A invasão a lojas de shopping é uma atitude ousada, mas que não se sustenta. Garante um sucesso momentâneo como nós temos visto, mas 100% dos delitos estão com autoria reconhecida. A maioria já foi presa”, garante Fernando Costa. Segundo ele, embora não haja um policiamento militar no interior dos centros comerciais, a tecnologia do sistema de segurança dos estabelecimentos é fundamental para o reconhecimento de criminosos.

Ao todo, foram apreendidas quatro alianças, uma pistola .40, uma escopeta calibre 12 e uma espingarda. “Todo esse armamento era  guardado para a prática de outros crimes, após a saída dos criminosos da cadeira”, afirma o delegado.

Relembre

No momento da invasão à loja, no segundo piso do Taguatinga Shopping, dois homens armados renderam dois funcionários do estabelecimento e roubaram quatro bandejas de semijoias. O ataque durou cerca de dois minutos e foi flagrado pelas câmeras de segurança. 

Para a fuga, os criminosos percorreram por corredores do centro comercial até chegar a um carro, que os aguardava no lado de fora. O delegado Fernando Costa diz que os suspeitos praticavam roubos em cidades como Abadiânia, Goiânia e Formosa. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado