Menu
Brasília

Corpus Christi reúne cerca de 20 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios

Arquivo Geral

26/05/2016 15h11

Cerca de 20 mil fiéis se reúnem na Esplanada dos Ministérios para acompanhar a procissão de Corpus Christi, nesta quinta (26). O evento teve início às 17h.  A expectativa da Arquidiocese da capital, organizadora do evento, é de até 90 mil participantes.

Tapete de Corpus Christi 

O tapete de Corpus Christi na Esplanada apresenta a ideia de misericórdia. A temática, baseada no lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), atraiu curiosos e grupos de jovens ao gramado central, palco da missa a ser presidida pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, a partir das 17h. 

Conforme o organizador do tapete, Aloísio Pereira, de 40 anos, são 120 metros divididos em 26 painéis de imagens feitas com terra, restos de serragem e pó de café. “É o caminho a ser percorrido por quem carrega o cristo eucarístico”, explica o homem, em referência ao artefato religioso que simboliza o corpo de Jesus, figura central do cristianismo.

Um dos grupos católicos envolvidos na composição dos paineis é o do Segue-me, que conta com quase dois mil membros em Brasília. “É uma tradição secular, que acontece no mundo inteiro. Ficamos felizes em fazer parte disso”, alegra-se o servidor público Sávio Bittencourt, de 32 anos, participante do movimento há cerca de dez anos.

Ele conta ter se surpreendido com o modo como o tapete é feito, pois antes de se envolver na composição, pensava ser um objeto pré-fabricado. Para criar as imagens, que são pré-selecionadas pela Arquidiocese, os fieis usam elementos orgânicos de diferentes cores e os misturam no chão, sem elementos químicos.

Em anos anteriores, o então Governo do Distrito Federal (GDF) contribuiu com recursos para organizar a missa. Segundo Aloísio Pereira, isso acabou por determinação dos próprios religiosos. “Vimos que precisávamos nos mobilizar para as nossas próprias coisas, então conseguimos dinheiro com outros eventos, como a corrida de Corpus Christi”, revela.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado