Menu
Brasília

Lei Seca: mais imprudência ao volante no feriadão

Arquivo Geral

25/05/2016 6h00

Jéssica Antunes

[email protected] 

A multa é alta e a  fiscalização cresceu, mas, mesmo assim, brasilienses não desistem de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. No primeiro trimestre deste ano, a média foi de 25 flagrantes por dia, que levaram cinco motoristas à delegacia pelo crime de embriaguez ao volante. Em feriados, como o de amanhã, ou fins de semana,   a média tende a aumentar. No último feriadão, de 21 de abril, foram mais de 65 autuados por dia. 

Ao todo, 2.303 condutores foram pegos dirigindo após ingerir bebida alcoólica nas 349 blitze ocorridas entre janeiro e março deste ano. Dos flagrados, 502 foram presos devido à concentração de álcool superior ao limite legal: a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar. 

Apesar de alto, o número de flagrantes diminuiu 18% se comparados aos números do primeiro trimestre do ano passado, quando 2.814 motoristas embriagados foram flagrados pelos órgãos de controle. 

Aos fins de semana e feriados, a situação é ainda pior. Só nos quatro dias do aniversário de Brasília, 262 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados nas vias e rodovias que cortam o DF, o que culminou na média de 65,5 por dia. Desses, 23 se encaminharam a delegacias por ultrapassarem o limite máximo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso representa   11,3% de todos os que foram pegos no primeiro trimestre deste ano. 

Para o professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em trânsito Paulo Cesar Marques, o clima festivo e de diversão dos fins de semana e feriados tende a elevar o número de autuações por alcoolemia. Até por isso, diz, campanhas educativas costumam acontecer nesses períodos. 

“No trimestre, de fato, teve redução, mas ainda é um numero muito alto. As pessoas   agem assim porque existe uma sensação de impunidade que não é real, tanto que são autuadas. Há tendência a acreditar que nesses períodos as fiscalizações serão menores porque o efetivo está reduzido, e elas caem na própria cilada”, analisa. 

Sábado inesquecível

O servidor público Miguel (nome fictício), de 27 anos, foi autuado em um sábado. Ele conta que havia bebido bastante após um término de namoro. “Não estava tão ruim. Então, fui para casa dirigindo, mas me pararam em uma blitz. Preferi não assoprar o bafômetro, sabia que estava errado”, conta. Com a habilitação suspensa, ele teve de voltar à escola de trânsito.

Experiência ruim faz rever atitudes

O estudante Diego (nome fictício), 22 anos, garante que aprendeu a lição. Em dezembro  passado, teve  a carteira de motorista retida. “Estava voltando da faculdade depois de ter bebido duas cervejas. Parei na blitz e preferi não soprar o bafômetro, então fui autuado”, lembra. 

Ele fez a defesa prévia, que ainda está em curso, recuperou o documento e teve pontos e multa suspensos até o julgamento. “Foi um trauma, acho que me conscientizei.   Em caso de reincidência em um ano, a multa é maior. Melhor não arriscar”, afirma. 

As penalidades para condutores alcoolizados estão previstas no Código de Trânsito. A infração é   gravíssima e a multa,   de R$ 1.915,54, além da suspensão do direito de dirigir por um ano. Com a nova possibilidade de parcelar o pagamento,  Paulo Cesar Marques, analista de transportes, crê que a alteração não provocará mudança de comportamento, mas “passa a imagem de um sistema mais frouxo”.

Versão oficial

“O maior problema do DF no fim de semana é a grande quantidade de eventos que têm muito consumo de álcool”, diz o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Silvain Fonseca. De acordo com ele, as operações têm sido intensificadas. No ano passado, aconteceram mais de 6 mil eventos com interferência de trânsito.

“As ações de fiscalização acontecem todos os dias da semana, em horários variados e em locais estratégicos. Observamos que 96% dos condutores embriagados são autuados antes de cometer algum crime”, comemora. Apesar disso, completa, “hoje em dia não tem dia nem horário para as pessoas beberem”.

Saiba mais

Entre janeiro e março de 2016, Detran promoveu 116 atividades educativas: mais de uma por dia. Segundo a autarquia, cerca de 120 mil pessoas foram alcançadas com as ações. Além disso, 946 pessoas participaram de cursos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado