Menu
Brasília

Frentista posta foto de boa ação e é confrontado por internauta

Arquivo Geral

24/05/2016 6h15

Manuela Rolim

[email protected]

Quanto vale uma curtida? E um compartilhamento? Usuários do Facebook mostram que muito. A rede social foi palco de   polêmica em torno da autoria de uma boa ação. Uma postagem aparentemente falsa rendeu a um internauta brasiliense notoriedade no mundo virtual. 

Na manhã de ontem, ele publicou em sua página a foto de duas contas de água e de luz, junto com R$ 105 – que teria encontrado na rua – e disse ter quitado as dívidas. Hora depois, outros usuários alertaram para a suposta mentira. Os documentos são de Fortaleza e já teriam sido pagos, na semana passada, por outra pessoa, que, de fato, teria tido a atitude exemplar. 

O frentista R.V.J. disse ter encontrado os boletos enquanto passava pelo Conic,  por volta das 8h30 de ontem. Ele contou que, com a ajuda de um primo, foi até uma lotérica e pagou as contas, recebendo um troco de R$ 3,65. O rapaz diz que relatou o ocorrido na rede social para encontrar a proprietária das dívidas e tranquilizá-la. Disse ainda que não esperava o tamanho da repercussão. No início da noite, a postagem já tinha 20 mil curtidas e quase dez mil compartilhamentos. 

Mas uma moradora de Fortaleza desmascarou a suposta farsa. Ela diz: “Tem um homem, se é que posso chamar de homem, que está colocando a mesma publicação que eu postei. Só tenho a dizer que sinto pena dele, pois se fiz isso, não foi em troca de curtidas e, sim, por honestidade. Coloquei no Facebook para tranquilizar a dona do papel, pois a internet é o único meio que une as pessoas em toda parte do mundo. Que Deus abençoe aquele que faz o bem sem querer nada em troca”. 

Antes, a internauta havia publicado os comprovantes de pagamento e também uma foto inteira das contas, o que não aconteceu no relato do frentista. Ele cortou o início do documento – onde estava o endereço  – ao postar na internet. Ainda assim, se defendeu.

“Venho informar, primeiramente, que a dona das contas achadas foi localizada e tudo foi entregue. Segundo, estão pegando várias imagens da mesma foto, alterando e fazendo ‘fake”. 

Mais cedo, R.V.J. afirmou que “não imaginava tudo isso. O que eu fiz deveria ser comum. Me coloquei no lugar da pessoa, pensei que pudesse ser minha mãe”.  

Morador de Samambaia, o frentista ganhou mensagens de apoio na internet de pessoas que caíram no golpe. “Atitude belíssima a sua. Estou sem palavras.  Meus parabéns pela sua honestidade e dignidade acima de tudo!”, dizia um dos comentários. A mãe do rapaz também o elogiou: “Meu filho, minha joia rara”.

Pesadelo após minutos de fama

Para o especialista em defesa cibernética e professor da Universidade de Brasília (UnB)  Jorge Henrique Cabral Fernandes,   falta  ponderação na internet. 

“A tendência atual nas mídias sociais é de que não haja equilíbrio no que as pessoas dizem e fazem. Minutos de fama podem virar um pesadelo depois. Você pode ser amado e odiado em pouco tempo. Tem muita gente querendo ser reconhecido e esquecendo das relações interpessoais”, completou o professor. 

Fora do ar

Depois de tanta polêmica, na noite de ontem, o rapaz retirou seu perfil do ar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado