Menu
Brasília

Vacinação contra a gripe no DF deve ser normalizada na próxima segunda-feira

Arquivo Geral

05/05/2016 10h37

Diante de problemas no estoque da vacina da gripe em alguns postos da capital federal, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que um novo lote de doses deve ser entregue entre hoje (5) e amanhã (6) e que apenas na próxima segunda-feira (9) a imunização será normalizada em todas as salas de vacinação.

“O Ministério da Saúde é o responsável pelo envio das vacinas para os estados e para o Distrito Federal. No DF, já foram entregues três remessas. Até o final da campanha, em 20 de maio, o órgão federal ainda terá que enviar mais uma remessa das doses para o DF”, comunicou o órgão, por meio de nota.

De acordo com o comunicado, a baixa no estoque se deve à grande procura pelas doses logo no início da vacinação. A meta do Dia D de mobilização, que aconteceu no último sábado (30), era vacinar 110 mil pessoas, no entato, mais de 180 mil foram imunizadas. Até o momento, 416 mil pessoas (68,4% do público-alvo) já receberam a dose.

“Em anos anteriores, esse percentual só era alcançado praticamente ao final da campanha”, acrescentou a secretaria. Ainda segundo a nota, a alta procura pela dose este ano se deve à antecipação do número de casos de gripe H1N1 em todo o país. O esperado é que os casos de infecção pelo vírus surjam em maior quantidade apenas no período de inverno.

Devem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A expectativa, no Distrito Federal, é que 609 mil pessoas sejam imunizadas durante a campanha, que segue até 20 de maio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado