Menu
Brasília

Em ação contra grilagem, três são presos em flagrante no Gama

Arquivo Geral

04/05/2016 20h02

Atualizada 09/06/2016 22h21

Uma operação da Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), realizada na tarde desta quarta (4), prendeu três pessoas na Chácara 43, Gleba B, Setor Habitacional Ponte Alta, no Gama. No momento da prisão, os detidos estavam em tratores abrindo novas ruas a mando do dono da chácara, que também está sendo investigado. O local, que já havia passado por uma limpeza durante os últimos dias, tem cerca de 12,7 hectares.

O trio foi detido por participação em parcelamento irregular do solo, como explicou o delegado-chefe da Dema, Ivan Dantas, que disse ainda se tratar de uma região que os agentes estão monitorando desde janeiro deste ano, quando um corretor de imóveis, que estava anunciando a venda de lotes na área, foi preso por grilagem. Apesar dos três presos hoje não estarem ligados à venda direta do lote, eles também irão responder por grilagem. “Eles confirmaram que foram contratados pelo dono da chácara para realizar a tarefa e, como prevê a lei, quem participa dessas ações também responde por parcelamento irregular do solo”, explicou o delegado. “O dono também será indiciado pelo mesmo crime e esta é uma nova frente que estamos trabalhando para responsabilizar essas pessoas que trabalham em conjunto com os grileiros”, completou.

A Terracap confirmou que o local se trata de uma área pública e, segundo Dantas, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) deverá ser comunicada. “Existem, aproximadamente, de seis a oito casas na chácara, e os órgaos de fiscalização serão notificados para que tomem as providências cabíveis”, finaliza.

Os três operadores de máquinas Igor César Ferreira Leite, de 30 anos, Joseleno Silva Soares, 34, e Silvael Oliveira Silva, 22, devem responder por parcelamento irregular do solo e, se condenados, poderão pegar pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Raphael Araújo
[email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado