Menu
Brasília

Saiba por onde passarão os 25 condutores da tocha indicados pelo governo local

Arquivo Geral

02/05/2016 20h22

Vinte e cinco dos 141 condutores que levarão a tocha olímpica no percurso de cerca de 40 quilômetros por Brasília foram indicados pelo governo de Brasília. Entre os nomes escolhidos pelo Executivo local, oito são atletas olímpicos. No total, com transporte por comboio, o trajeto soma 105 quilômetros, passando por cinco regiões administrativas e 15 pontos turísticos. O revezamento começará às 10 horas, na rampa do Palácio do Planalto, e acabará com festa de celebração na Esplanada dos Ministérios, a partir das 16 horas.

A bicampeã olímpica Paula Pequeno, ouro em Pequim (2008) e em Londres (2012) com a seleção brasileira de vôlei, fará o trajeto na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com horário estimado para as 10h21. O também campeão olímpico Joaquim Cruz, ouro nos 800 metros dos Jogos de Los Angeles 1984, conduzirá a chama olímpica no centro de Taguatinga, cidade natal do atleta, por volta das 14h15. O último condutor na cidade será a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, que conquistou a medalha de bronze no vôlei em duas edições dos Jogos. Ela chegará perto das 20h50 no local da festa de encerramento.

No Lago Paranoá, o primeiro-sargento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Manoel Messias ficará responsável por levar a tocha, de rapel, até uma lancha nas águas do reservatório, aproximadamente às 11h19. Na embarcação que seguirá em direção ao Pontão do Lago Sul, estará o velejador Felipe Rondina. Trocando de transporte para canoa havaiana, ainda no lago, a chama olímpica passará para as mãos do atleta de canoagem Rubens Pompeu. Em terra firme, na chegada ao Pontão às 11h37, assumirá o triatleta Leandro Macedo.

O zagueiro pentacampeão com a seleção brasileira de futebol em 2002 Lúcio participará do trecho dentro do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, por volta das 12 horas. Minutos antes, a tocha chegará de helicóptero à arena e descerá ao gramado, por rapel, pelas mãos do esportista e bombeiro militar do DF subtenente Haudson Alves.

Representante olímpico do Brasil nos saltos ornamentais desde Atenas 2004, Hugo Parisi correrá com a tocha pelo Complexo Aquático Cláudio Coutinho, onde também passará o nadador Ícaro Ludgero. O início desse percurso está previsto para as 12h17. No Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, farão o percurso a partir das 12h47: Flávia Cantal (esportista de natação), Mackinley Souza (frequentador do parque) e Quedson Conceição (estudante da Estrutural).

Dentro do Regimento de Polícia Montada da PMDF, no Riacho Fundo I, o trajeto começa às 15h34. Dois policiais militares e praticantes de hipismo — primeiro-sargento João Batista e terceiro-sargento Elaine Silva — vão fazer o percurso. Além deles, conduzirá a tocha a aluna de equoterapia Bruna Camargo e o único policial militar cadeirante do DF, Hélvio Pompílio. Pouco depois, por volta das 16h20, no Centro Olímpico e Paraolímpico do Riacho Fundo I, a chama será levada pelo ex-jogador de basquete e atleta olímpico Pipoka (João José Vianna).

Na passagem pela Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, na 307/8 Sul, aproximadamente às 17h49, a condução será da corredora e funcionária do Detran Darilene Lopes. Mais tarde, às 20 horas, será a vez de Alan Blanco, ex-atleta de judô e policial civil, no Memorial JK. Ao lado, no Memorial dos Povos Indígenas, a chama olímpica passará pelas mãos do esportista indígena Kamukaiaka Lappa.

No fim do percurso, antes de chegar à secretária Leila, que levará a chama até o palco da festa, ela será conduzida pelo Eixo Monumental pelo atleta de bicicross Wellington Nascimento. Na Torre de TV, dos indicados do governo local, Flávio Guimarães, maratonista e universitário, e Joilto Bonfim, atleta olímpico do atletismo, levarão o símbolo olímpico.

Mudança no número

Os demais condutores, que completam a lista de 141 na cidade, foram indicados pelo Comitê Rio 2016 e por patrocinadores. Inicialmente, o Comitê Executivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 do Distrito Federal informou que 143 pessoas conduziriam a tocha por Brasília, mas, como houve ajustes no percurso, o número correto é 141.

Para selecionar os 25 indicados, o governo de Brasília levou em conta critérios como ser campeão ou medalhista olímpico ou paraolímpico, ter participado de alguma edição dos Jogos, ou ser ícone do esporte ou da cultura local. Outros receberam indicação por se destacarem na carreira pública, como policiais e bombeiro militar, e na vida estudantil e esportiva brasiliense.

As seleções vieram de federações de modalidades esportivas, da Federação de Desporto Universitário, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (atletas militares), da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade — ICMBio (governo federal).

Quem são os 25 indicados pelo governo de Brasília e o trajeto que percorrerão:

Paula Pequeno (bicampeã olímpica no vôlei) — Catedral

Manoel Messias (Policial do Bope/esporte militar) — Ponte Juscelino Kubitschek

Felipe Rondina (velejador) — Lago Paranoá

Rubens Pompeu (canoísta) — Lago Paranoá

Leandro Macedo (triatleta olímpico) — Pontão do Lago Sul

Lúcio (zagueiro pentacampeão) — Mané Garrincha

Haudson Alves (bombeiro/esporte militar) — Mané Garrincha

Hugo Parisi (atleta olímpico dos saltos ornamentais) — Complexo Aquático Cláudio Coutinho

Ícaro Ludgero (nadador) — Complexo Aquático Cláudio Coutinho

Flávia Cantal (esportista de natação) — Parque Nacional de Brasília

Mackinley Souza (frequentador) — Parque Nacional de Brasília

Quedson Conceição (estudante) — Parque Nacional de Brasília

Joaquim Cruz (campeão olímpico no atletismo) — Taguatinga Centro

Hélvio Pompílio (policial militar) — Regimento de Polícia Montada – Riacho Fundo I

João Batista (hipismo/esporte militar) — Regimento de Polícia Montada – Riacho Fundo I

Elaine Silva (hipismo/esporte militar) — Regimento de Polícia Montada – Riacho Fundo I

Bruna Camargo (aluna de equoterapia) — Regimento de Polícia Montada – Riacho Fundo I

Pipoka (atleta olímpico do basquete) — Centro Olímpico e Paraolímpico do Riacho Fundo I

Darilene Lopes (corredora e funcionária do Detran) — Igrejinha da 307/8 Sul

Alan Blanco (ex-atleta de judô e policial civil) — Memorial JK

Kamukaiaka Lappa (esportista indígena) — Memorial dos Povos Indígenas

Wellington Nascimento (bicicross) — Eixo Monumental

Flávio Guimarães (esportista universitário) — Torre de TV

Joilto Bonfim (atleta olímpico de atletismo) — Torre de TV

Leila Barros (medalhista olímpica de vôlei) — fim do revezamento na Esplanada

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado