Menu
Notícias

Homem de 56 anos é preso suspeito de abusar da filha e de duas netas

Arquivo Geral

02/05/2016 17h36

Homem de 56 anos é preso suspeito de abusar da filha e de duas netas

Arquivo Geral

02/05/2016 8h22

Um homem de 56 anos foi preso sob a suspeita de abusar sexualmente da própria filha, com quem teve um menino e duas meninas. De acordo com a Polícia Civil, as crianças também sofreram abusos do agressor. A família residia em um barraco na chácara Santa Luzia, na Cidade Estrutural. Edilson Pereira de Castro foi preso, nesse domingo (1º), na Feira do Produtor, em Vicente Pires, após três anos de instauração do inquérito.

As investigações  tiveram início após os seis netos do homem serem encaminhados pelo Conselho Tutelar da área para um abrigo. De acordo com a corporação, os menores viviam em condições precárias, com exposição ao trabalho infantil, má alimentação e castigos severos. 

“No abrigo, duas dessas crianças apresentaram um comportamento sexualizado e, a partir disso, os responsáveis pelo local comunicaram a delegacia, onde foi instaurado um processo. Após investigações, ficou comprovado que o avô abusou sexualmente delas, desde os 6 e quatro anos de idade”, informou  o delegado-chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Wisllei Salomão.

Agressões eram constantes

Durante as investigações, uma das netas confirmou os abusos por parte do avô. A partir do depoimento da menina, a mãe tomou coragem e também relatou as agressões que sofreu dos oito aos 21 anos de idade. Salomão explica que Edilson Pereira de Castro era temido por toda a família, razão pela qual a filha se manteve sempre em silêncio. 

“A filha dele chegou a ser abordada uma vez na delegacia. No entanto, coagida pelo pai, ela negou todas as agressões”, disse o delegado. “Ele era violento, agredia fisicamente os filhos e os obrigava a trabalhar. Além de beber bastante, se encontrava em regime semi-aberto e já respondeu pelos crimes de tentativa de homicídio, tentativa de roubo, duas Marias da Penha e maus tratos aos animais, após agredir um cavalo”. 

Ainda de acordo com o delegado, como as crianças são muito pequenas, não foi possível detalhar os locais onde ocorreram as agressões. No entanto, foi confirmado que os abusos contra a mãe delas aconteciam dentro de casa e na rua, quando o suspeito a obrigava a sair de casa montada em uma carroça.

Edilson Pereira de Castro teve 11 filhos com sua mulher, que foi embora de casa ao saber das agressões, segundo o delegado. Nenhum dos filhos, de acordo com a investigação, possui registro de nascimento. O suspeito já trabalhou como lavador de carro, mas atualmente exercia a função de carroceiro.

“Com os constantes abusos e agressões, os familiares viviam amedrontados”, detalhou o delegado. As crianças agora serão submetidas a exames de DNA para comprovar a paternidade. Em seguida, investigações devem apontar se outros familiares também sofrem abusos sexuais.

Questionado sobre a autoria das agressões, o suspeito negou. Ele foi encaminhado à carceragem da Polícia Civil e, se condenado, deve responder pelo crime de estupro de vulnerável, com pena de 8 a 15 anos. 

Caso Elisabeth

Um caso semelhante que teve muito destaque na mídia mundial foi o do austríaco Josef Fritzl. Ele abusou sexualmente de sua filha Elisabeth, com quem teve sete filhos, e a manteu presa no porão de casa, na Áustria, durante 24 anos. Elisabeth já sofria agressões, no entanto, elas tornaram-se piores após o encarceramento, em 28 de agosto de 1984, quando a jovem tinha 18 anos de idade.

À época, Fritzl atraiu a filha até o porão. Lá, ela foi dopada, algemada e, posteriormente, obrigada a escrever uma carta afirmando que fugiria e pedindo para que os pais não a procurassem mais. 

Em abril de 2008, uma das filhas de Elisabeth se encontrava em um hospital em Amstetten, com uma doença grave. Com isso, ela e Fritzl foram até o local visitar a garota, quando  o homem foi preso  sob a suspeita de prática de incesto e sequestro.

Fritzl passou por exames de DNA, que confirmaram as acusações. Ele também é acusado de incinerar um dos filhos, após a criança morrer logo depois do nascimento. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado