Menu
Brasília

Produção industrial cai e postos de trabalho diminuem no DF

Arquivo Geral

07/10/2015 17h00

A indústria do Distrito Federal tem produzido cada vez menos. O índice de evolução da produção caiu 1,7 pontos em agosto, ficando em 38,7 pontos. Os dados são da Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa revela, ainda, que o chão de fábrica das empresas tem ficado mais tempo ocioso e que os empregos estão diminuindo no setor industrial brasiliense.

Segundo a Sondagem, “esse distanciamento da linha divisória revela que a queda em agosto foi mais intensa e disseminada que a observada no mês anterior”. Os indicadores da pesquisa variam no intervalo de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva, enquanto o contrário indica queda.

O índice médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) passou de 63% em julho para 59% em agosto, queda de 4 pontos percentuais. A evolução dos estoques, por sua vez, ficou em 41,4 pontos no mês em análise, também abaixo dos 50 pontos, o que indica que não há excesso de estoques.

Este cenário de arrefecimento da indústria tem afetado as vagas ofertadas pelo setor. Há 19 meses, a Sondagem registra queda na evolução do número de empregos na indústria. Em agosto, o indicador situou-se em 38,6 pontos, frente a 38 apurados julho.

Expectativas

Embora diante de quedas intensas no setor, provocadas pela recessão econômica nacional e local, os industriais brasilienses continuam projetando um cenário positivo para as demandas interna e externa nos próximos seis meses. O indicador de perspectivas para demanda por produtos alcançou 52,1 pontos e ganhou fôlego comparativamente a agosto – crescimento de 0,7 ponto. Por outro lado, o indicador de demanda para a quantidade exportada perdeu ímpeto, mas manteve-se acima da linha divisória, ficando 58,3 pontos em setembro, frente aos 61 pontos verificados no mês anterior.

Falta confiança

A confiança do empresário da indústria brasiliense encontra-se fragilizada. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (ICEI-DF), também realizado pela Fibra em parceria com a CNI, situou-se em 39,1 pontos em setembro – recuo de 0,7 ponto na comparação com agosto. Frente ao mesmo período do ano passado, a queda acentua-se, com retração de 5,6 pontos.

A disseminação da falta de confiança pela indústria local ocorreu, em especial, devido à piora da percepção dos entrevistados quanto às condições atuais, que caiu para 24,8 pontos em agosto. Esse recuo foi puxado pela deterioração do Índice de Condições Atuais da empresa que alcançou 29,4 pontos.

Outros dois indicadores compõem a percepção das Condições Atuais. São eles: Economia do DF e Economia Brasileira, que ficaram em 17,6 e 14,7 pontos, respectivamente, muito distantes da linha dos 50 pontos, que indicam pessimismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado