Menu
Brasília

Polícia desarticula quadrilha que clonava cartões de crédito

Arquivo Geral

06/10/2015 7h50

A Polícia Civil, por meio da operação Double Card, desarticulou uma organização criminosa suspeita de clonar cartões de crédito e de débito para praticar furtos mediante fraude, falsificação de documentos, estelionato e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu na manhã desta terça (6). Cinco supeitos foram presos em Brasília e outros dez em São Paulo.

No grupo atuavam membros de uma rede de máquina de cartões de crédito, que trabalhavam na manutenção dos aparelhos. Os dados dos titulares dos cartões eram copiados e transmitidos para um celular dos criminosos por meio de bluetooth, ferramenta de transmissão sem fio. Eles agiam há pelo menos um ano e meio no DF, em São Paulo, Rio de Janeiro e todo o Nordeste

“Eles clonavam cartões com chip, o que chamou nossa atenção por se tratar do recurso tecnológico mais seguro do país”, explica o delegado Jeferson Lisboa. Segundo ele, o grupo agia há pelo menos um ano e meio. Em Brasília, conforme descreve Lisboa, os pontos preferenciais dos criminosos eram restaurantes famosos do Lago Sul, postos do Setor Sudoeste e demais estabelecimentos da Asa Sul e de Águas Claras. 

Os dois chefes da organizações permanecem foragidos. Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos tinham comportamento discreto e usavam laranjas para movimentações financeiras. Os suspeitos devem responder por roubo com fraude, falsificação, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A pena pode chegar a mais de 20 anos. 

*Com informações do Ingrid Soares

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado