Menu
Brasília

Conselho de planejamento aprova reforma do Museu de Arte de Brasília

Arquivo Geral

04/09/2015 20h03

Fechado desde 2007, o Museu de Arte de Brasília, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, será reaberto ao público até dezembro de 2016, segundo a Secretaria de Cultura. O projeto de reforma foi aprovado nesta semana pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) por 22 votos favoráveis, nenhum contra e duas abstenções.

Segundo a decisão, caberá ao governador Rodrigo Rollemberg autorizar por decreto o início dos trabalhos, conforme o plano apresentado pela pasta de Cultura e os encaminhamentos do colegiado vinculado à Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A reforma consiste na revitalização total do prédio, mas os detalhes ainda estão sendo desenhados. O Conplan solicitou que o plano revise a distância entre os cobogós (estrutura feita com tijolos perfurados) e as paredes da construção e remova as cercas que dividem o interior do museu.

Com as adequações, a administração do local poderá preservar as obras de arte, promover exibições públicas e atividades culturais e dispor novamente do seu acervo, que atualmente está no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Outra proposição do conselho é a alteração do parcelamento urbanístico para ampliar o lote do prédio. A solicitação está em análise na Secretaria de Gestão do Território e Habitação.

A obra custará cerca de R$ 2,8 milhões e será coordenada pela Casa Civil, em parceria com as Secretarias de Cultura e de Infraestrutura e Serviços Públicos. Os recursos virão da Agência de Desenvolvimento de Brasília (Terracap). A reforma do Museu de Arte de Brasília foi anunciada em setembro de 2013, e a área chegou a ser preparada para a obra. O trabalho, entretanto, foi interrompido em dezembro do mesmo ano.

As mudanças farão com que o espaço atenda a normas estabelecidas pelo Conselho Internacional de Museus, que exige, por exemplo, acessibilidade e instalações adequadas para preservação do acervo. O projeto também inclui refrigeração, instalações de novos banheiros, reservatório de água, novas saídas de emergências, espaço gourmet, elevadores e auditório.

 

Histórico

Construído em 1960 pelas Forças Armadas, o edifício que ocupa área de 4,8 mil metros quadrados foi reconhecido como Museu de Arte de Brasília em 1985, por iniciativa da antiga Secretaria de Educação e Cultura. Em 1992, uma vistoria da Terracap apontou que o local não apresentava condições para exercer atividades museológicas. Em 2007, foi fechado por determinação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

O acervo é formado por obras de arte moderna e contemporânea de 1950 a 2001, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado