Menu
Brasília

Em protesto, servidores em greve da UnB ateiam fogo em pneus

Arquivo Geral

03/09/2015 8h15

Um grupo de servidores da Universidade de Brasília (UnB) faz um protesto na manhã desta quinta (3), em uma via interna da instituição. Os manifestantes atearam fogo em pneus, provocando grande quantidade de fumaça no local. O ato marca os 100 dias da greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. Outras manifestações serão realizadas em todo o País.

Com faixas e carros de som, a categoria pede que o governo federal atenda a pauta de reivindicação da Campanha Salarial deste ano e repudiam a proposta de reajuste oferecida (21,3% dividido em quatro anos), segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

O coordenador geral do sindicato que representa os técnico-administrativos da UnB, Mauro Mendes, diz que a proposta apresentada pelo governo federal é inviável. Ele conta que a gestão ficou de convocar uma reunião para tratar sobre a pauta de reivindicações, mas até o momento nada foi feito. “Fechamos a entrada da Reitoria e do Centro de Processamento de Dados para que ninguém possar entrar nesses recintos. Este é um ato para chamar a atenção da presidente para que atenda as nossas reivindicações”, diz.

Segundo Mendes, cerca de 200 pessoas estão concentradas na área da reitoria e outras 200 ocupam a frente do Centro de Processamento de Dados (CDP). A Polícia MIlitar, no entanto, contabiliza 50 pessoas. 

De acordo com o coordenador, a manifestação não tem hora marcada para acabar. “A princípio, acredito que o protesto possa durar por todo o dia, mas a frente nacional que organiza a greve é que determinará os rumos que a manifestação vai tomar”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado