Menu
Brasília

Planaltina celebra 156 anos com atrações para agradar aos 189 mil moradores

Arquivo Geral

14/08/2015 12h10

A região administrativa mais antiga de Brasília celebra 156 anos em 19 de agosto. Para comemorar o aniversário, a administração regional, em parceria com comerciantes locais, preparou eventos de hoje até o fim do mês.

No dia 18, às 20 horas, ocorrerá, no museu da região, a exposição 156 fotos que Contam a História de Planaltina — coletânea do acervo pessoal dos historiadores Mário Castro e Robson Eleutério. No dia 21, às 19 horas, na Praça do Museu, os moradores poderão apreciar um sarau e, às 22 horas, no Ginásio de Múltiplas Funções, haverá um baile.

De acordo com a administração, no centenário, em 1959, foi promovido o primeiro grande baile de Planaltina, e a ideia é resgatar esse momento tão lembrado pela população mais antiga.

Entre as várias atrações para homenagear a região, no sábado (15), às 17 horas, estão previstos shows de rock, com as bandas Darshan, Pedrada, The Stucks, Kaliandra e Nenhuma Ilha, na Praça do Museu.

A 11ª Corrida de Rua ocorrerá no dia 30, às 9 horas, e fechará a programação. A largada e a chegada serão ao lado do Vila Olímpica, no Setor Residencial Leste, com percursos de 5 e de 10 quilômetros. As inscrições têm taxa de R$ 30 e podem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br.

História

A fundação oficial de Planaltina data de 1859. A riqueza cultural se faz presente, com eventos como a encenação a céu aberto da via-sacra no Morro da Capelinha, repetida há 42 anos. Em 2015, ela atraiu 70 mil pessoas.

Além disso, há áreas de preservação — a Estação Ecológica Águas Emendadas é aberta a visitantes —, e a região também se destaca pela produção agrícola e a pecuária.

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana está estimada em 189.412 habitantes.

São aproximadamente 42 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto à Administração Regional de Planaltina. No sistema de busca do site do Transporte Urbano do Distrito Federal, é possível consultar horários e percursos de linhas de ônibus que levam à região. 

 

Veja algumas opções:

0.600: Planaltina — Eixo Norte e Sul — Terminal da Asa Sul

0.601: Planaltina — Tradicional — Eixo Norte e Sul — Terminal da Asa Sul

0.602: Planaltina — Buriti — Eixo Norte e Sul

0.617: Vale do Amanhecer — Eixo Norte e Sul

0.620: Planaltina — Eixo Norte — Rodoviária do Plano Piloto

0.627: Mestre D’Armas — Eixo Norte e Sul —Terminal da Asa Sul

600.3: Arapoangas — Estâncias I-V — Eixo Norte e Sul —Terminal da Asa Sul

600.4: Estância — Eixo Norte e Sul—Terminal da Asa Sul

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado