Menu
Brasília

Passeio Rodas da Paz reivindica ciclovias nas ruas que integram o DF

Arquivo Geral

14/07/2015 14h59

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o 13º Passeio Anual Rodas da Paz, que acontecerá no dia 26 de julho, às 8h, no Museu Nacional. Com o tema “A bicicleta integra as cidades”, o passeio apresenta a possibilidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte na cidade. De acordo com os organizadores do evento, cerca de seis mil participantes estão sendo esperados. Os pontuais irão concorrer a um sorteio. 

Pessoas de qualquer idade e de todas as região do Distrito Federal poderão participar do passeio. A rota, para o adultos, acontecerá entre o Museu Nacional e a Ponte JK. Já para as crianças, o circuito será na Esplanada dos Ministérios. Ciclistas fantasiados de palhaços irão acompanhar a garotada e garantir a segurança ao longo de todo o trajeto. 

Para chamar a atenção para a causa, todos os participantes poderão se fantasiar e decorar as biciletas. “Para mostrar por onde circulam as bicicletas, haverá no local um mapa gigante para que os participantes marquem seu percurso habitual. A marcação será feita com o panfleto de divulgação do Passeio Rodas da Paz que a instituição está distribuindo pelos bares, em eventos culturais e nos pontos de vendas das instituições que apoiam o projeto”, informou os organizadores.

A Bicicleta integra as cidades

A frase escolhida por Rodas da Paz “A bicicleta integra a cidade” aponta para a necessidade de haver integração das regiões administrativas do Distrito Federal por meio de ciclovias.

No mês do Passeio Rodas da Paz, a lei distrital 3.639 – que prevê a construção de ciclovias nas rodovias – completa dez anos. Porém, os ciclistas ainda não viram atendidas, por exemplo, suas demandas pelas ciclovias da EPTG (Estrada Parque Taguatinga Guará) e da Estrutural.

As vias segregadas para os usuários de bicicleta nas rodovias poderiam significar o respeito e proteção à vida. A cada dia, 200 mil pessoas saem do entorno para vir ao DF. Afinal, a área central concentra grande parte dos empregos, fazendo com que milhares de trabalhadores se transportem diariamente por essas distâncias.

A  Rodas da Paz acredita que o deslocamento pelas estradas parques poderia ser muito mais agradável, sob o céu de Brasília e por entre áreas verdes – em vez do congestionamento e poluição atuais.

Serviço

O formulário de inscrição está no site da Rodas da Paz, www.rodasdapaz.org.br. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado