Menu
Brasília

Equipe faz força-tarefa contra a dengue em Planaltina

Arquivo Geral

08/07/2015 11h57

De fevereiro até agora, uma equipe formada por dois agentes da Vigilância Ambiental, dois bombeiros, dois policiais militares, um funcionário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e um chaveiro visitou 200 casas e lotes abandonados em Planaltina. Nessas vistorias, o grupo identifica e elimina possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue e a febre chikungunya.
 
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa segunda-feira (6), 2 mil casos da doença foram registrados na região administrativa de janeiro até ontem. No mesmo período de 2014, houve 2.154 ocorrências confirmadas. Por se tratar de uma localidade com alta incidência, Planaltina receberá até o fim de julho as ações de combate à dengue com o apoio do Corpo de Bombeiros.
 
As residências vazias são identificadas durante visitas de porta em porta feitas por bombeiros e agentes ambientais, geralmente no período matutino. “Perguntamos se os vizinhos conhecem o dono da tal casa e se têm o número de telefone dele. Quando não conseguimos, pedimos a um chaveiro para abrir as fechaduras”, conta a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, Marinalva Teles. Em alguns casos, é desnecessária a ação do profissional, pois são lotes com muros quebrados ou portões destrancados, com muito mato e lixo acumulado. Para adentrar os locais, os agentes têm uma autorização judicial.
 
Os policiais militares são os primeiros a entrar nos imóveis. Eles verificam se há alguém e garantem a segurança da equipe. Depois, os agentes observam cada ponto, e os bombeiros auxiliam em ações diversas, como o fechamento de fossas ou cisternas e caixas d’águas. O gari recolhe todo lixo que possa reter água.
 
De acordo com Marinalva Teles, quando o dono do lote é encontrado, ele recebe um prazo para corrigir irregularidades. Os proprietários podem ser advertidos ou multados pela Vigilância Sanitária, de acordo com a Lei Federal nº 6.437, que lista infrações à legislação sanitária federal e estabelece sanções. Dependendo do tipo do delito — leve, grave ou gravíssimo —, as multas variam entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.
 
No Distrito Federal

Em todo o DF, 7.683 casos de dengue foram confirmados de janeiro a ontem — 26,97% a menos que no mesmo período do ano passado. “Esperamos que agora, com a redução das chuvas e da temperatura, os números caiam cada vez mais”, afirma o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domicio.
 
Varjão

A administração regional do Varjão, em parceria com o SLU, iniciou nessa segunda-feira (6) a campanha Varjão Limpo. Entre outras ações, os dois órgãos vão retirar entulhos das ruas e orientar os moradores quanto à necessidade de evitar o acúmulo de lixo para combater os focos de dengue. A ação ocorrerá das 8 às 18 horas até sexta-feira (10).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado